Câmpus Urupema terá Mostra Gastronômica no Encontro Nacional do Tropeirismo

29. maio 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Urupema, Eventos, Matérias

Em 29 e 30 de maio, Urupema sedia o I Encontro Nacional do Tropeirismo. O evento, que faz parte das comemorações dos 26 anos de emancipação do município, contará com a participação do Câmpus Urupema.

Dentro da programação, durante os intervalos, será apresentado o Projeto “Mostra Gastronômica: Café Serrano no I Encontro Nacional de Tropeirismo de Urupema”, contemplado pelo edital Aproex 02/2015, que apresentará alguns traços da culinária e cultura alimentar em torno do Café Serrano. A atividade será organizada – e com os alimentos produzidos – por estudantes dos cursos FIC Confeitaria I e FIC Salgados e Pizzas, que também representam a comunidade de Urupema.

“Na mesa do evento teremos rosca de coalhada, paçoca de pinhão, queijo serrano, bijajica, doce de gila, chá de maça, entre outros. Acreditamos que por meio da valorização e promoção desses elementos gastronômicos, da cultura que os permeiam, bem como, das pessoas que os fazem, possamos contribuir com a preservação desse patrimônio cultural, como também, com a ampliação de possibilidades em torno do desenvolvimento turístico local”, destaca a professora Evelise Zerger, coordenadora do projeto.

Para a professora, a atividade busca atender à missão institucional do IFSC na região, de promover a inclusão e formar cidadãos, por meio da educação profissional, científica e tecnológica, gerando, difundindo e aplicando conhecimento e inovação, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural.

“No café, pretendemos por meio da degustação de pratos e ingredientes emblemáticos da Serra, proporcionar aos participantes a sua aproximação às pessoas detentora dos saberes e fazeres gastronômicos da região”, finaliza. Para acessar a programação completa, clique aqui.

Os comenários não estão permitidos.