Oficina orientou alunos do Câmpus Lages a administrar o tempo e melhorar o aprendizado

2. junho 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Matérias

oficina-lagesOs alunos dos cursos de Ciência da Computação (Superior) e Técnico em Informática realizaram uma atividade voltada a melhorar a capacidade de assimilar o conteúdo em sala e aproveitar melhor o tempo que têm para estudar. A oficina “Introdução à Gestão do Tempo e Estratégias de Estudo” foi ministrada pelos professores Alexandre Perin e Luciane Bittencourt de Oliveira e pela psicóloga do Câmpus, Milena Garcia.

Durante a disciplina de Introdução à Computação, o professor Alexandre aplicou um questionário que procurava avaliar fatores socieconômicos dos alunos e saber quanto tempo eles estavam destinando ao estudo do conteúdo ministrado em sala. A partir dos resultados dessa pesquisa, foi verificada a necessidade de ajudar o estudante a organizar melhor o tempo. Para auxiliar na tarefa, o professor usou a ferramenta gratuita “Google Calendar (Agenda)”.

“Com ela, você pode criar múltiplas agendas e compartilhar com outras pessoas os compromissos. Também permite organizar melhor o tempo, seja em semanas ou meses, e ainda avisa os compromissos futuros, alem de permitir que o usuário possa mensurar o quanto do tempo ele dedica dependendo da natureza do compromisso (familiar, trabalho, lazer) ou quanto à sua urgência”, explica Alexandre.

A oficina foi ministrada em dois momentos: primeiro focada na gestão do tempo, com o professor Alexandre, que ao final de sua fala pediu que os alunos respondessem um questionário que ajudaria a definir o perfil de estudo que melhor se adapta ao aluno. Com isso, foi possível trabalhar as melhores estratégias na segunda parte da atividade, com a professora Luciane e a psicóloga Milena.

“Era uma autoavaliação. Os alunos eram classificados como cinestésico, visual ou auditivo. A partir desse diagnóstico eram trabalhadas a melhor forma de estudar um conteúdo de sala de aula, de forma que o aluno possa tirar o melhor proveito possível”, esclarece Milena.

Ajuda no final do semestre

Para o professor Alexandre, que também e o coordenador do curso de Ciência da Computação, a atividade poderá ajudar os alunos em especial neste fim de semestre, quando acontecem a maioria das avaliações. “Os alunos trabalham muito com conteúdos complexos e abstratos. Então precisamos dar a eles ferramentas, no caso estratégias de estudo, para que possam ser mais efetivos no aprendizado do conteúdo”. disse.

“Foi bem produtivo, porque eu nunca tinha pensando em administrar o tempo. Sempre fazia as atividades conforme a demanda, sem pensar no planejamento. Neste fim de semestre muitas provas e trabalho que sempre caem na mesma semana, então a oficina deu uma ajuda na organização em organizar as tarefas”, completa o aluno Enedir Júnior.

Tags: