Abertas inscrições para apoio a projetos de extensão

10. junho 2015 | Escrito por | Categoria: Matérias

A Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas (Proex) lançou nesta quarta-feira (10) novo edital do Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão (Aproex 3), que vai conceder bolsas de coordenador e de aluno extensionista para até 15 projetos, por um período de 12 meses. As propostas devem ser enviadas pela plataforma Sigproj até o dia 2 de julho. O prazo de execução dos projetos é de 1° de setembro de 2015 a 31 de agosto de 2016.

Clique aqui para consultar o Edital n° 10/2015.

As propostas devem ser encaminhadas pelos coordenadores dos projetos, que devem ser servidores (docentes ou técnico-administrativos) do quadro permanente do IFSC, sem vínculo empregatício com outra instituição. Os proponentes também não podem ser ocupantes de cargo de direção (CD) no IFSC ou lotados na Diretoria de Extensão da Proex. Outro requisito é que os proponentes não tenham pendências com a Proex no ano de 2014 (como ausência de relatórios ou não comparecimento ao Sepei 2014, por exemplo). A lista completa com os requisitos para os coordenadores está no edital.

Já os alunos candidatos às bolsas de extensão devem ser regularmente matriculados em cursos técnicos ou de graduação do IFSC, dispor de carga horária para o desenvolvimento das atividades, não possuir vínculo empregatício e/ou ser beneficiário de outro tipo de bolsa do IFSC ou de qualquer instituição. Consulte a lista completa de requisitos para os alunos extensionistas no edital.

Os recursos do edital vão contemplar 15 bolsas para coordenador do projeto, no valor de R$ 600,00, e 15 bolsas para alunos extensionistas, no valor de R$ 400,00, em ambos os casos por um período de 12 meses. Cada projeto pode solicitar apenas um aluno extensionista. Quando o coordenador do projeto for servidor técnico-administrativo, não é necessário indicar um servidor docente para atuar na orientação do aluno extensionista, como ocorria em editais anteriores.

As propostas devem atender às seguintes diretrizes de natureza acadêmica: indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, interdisciplinaridade, impacto na formação do estudante e capacidade de geração de publicações e produtos de extensão. Devem também atender às seguintes diretrizes de relação com a sociedade: impacto social, ambiental e/ou econômico; relação dialógica com os demais setores da sociedade; relação com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs); relação com o processo de inserção sócio-profissional; desenvolvimento de iniciativas de inovação social.

Pequenos projetos

Está aberta também a segunda chamada do edital Aproex 2/2015/Proex, de apoio a pequenos projetos de extensão (com duração de dois meses). Para cada projeto será concedida bolsa para o coordenador, no valor de R$ 650,00, e para o aluno extensionista, no valor de R$ 400,00 (por dois meses). Assim como no edital Aproex 3, não é mais necessário que haja um servidor docente responsável pela orientação dos alunos extensionistas quando o projeto for coordenado por um técnico-administrativo. As propostas devem ser enviadas até o dia 22 de junho, por meio do Sigproj. Após a divulgação do resultado preliminar e do período de recursos, o resultado final deve ser publicado em 9 de julho. O período de execução dos projetos vai de 15 de agosto a 15 de outubro de 2015. Clique aqui para ler o edital.

Tags: ,