Câmpus realizam atividades para celebrar Dia do Meio Ambiente

12. junho 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Caçador, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Gaspar, Matérias

Vários câmpus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) organizaram atividades nos primeiros dias de junho para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. Em função do feriado do dia 4, alguns optaram por estender a programação. Veja abaixo um resumo das principais atividades:

semana_ambiente_gaspar_3Câmpus Gaspar – A IV Semana do Meio Ambiente teve o tema “Empreendimentos sustentáveis” e abriu a programação no dia 1°. O evento foi organizado em parceria com a Prefeitura de Gaspar. Durante a solenidade de abertura, o prefeito Celso Zuchi ressaltou a responsabilidade individual de cada cidadão pela proteção ambiental, em especial no que se refere à geração de resíduos. A diretora interina do câmpus, Ana Paula Kuczmynda da Silveira destacou a consolidação dos negócios sustentáveis, lembrando que uma empresa de sucesso não pode existir em uma sociedade falida. O coordenador do evento, Bruno Menezes Galindro, explicou o sentido da data e de uma reflexão sobre a relação entre sociedade e meio ambiente. Após a abertura, o Grupo Nós da Arte fez uma intervenção cultural, enfatizando a importância da agricultura familiar fundamentada em princípios agroecológicos e alertando sobre os impactos dos agroquímicos na nossa saúde.

A programação da IV Semana do Meio Ambiente teve atividades como oficinas de produção de sabão, de produção de artesanato com resíduos recicláveis, customização de roupas, dança circular e pintura mural, esta com o tema “Retratos e rastros do meio ambiente”. Teve também a exposição fotográfica “Olhares, saberes e quintais”, promovida pelo projeto de pesquisa “Quintais, saúde e cidadania: a agricultura urbana no bairro Bela Vista”, com 120 imagens que mostram um pouco do projeto em desenvolvimento e mostra diferentes olhares sobre a localidade, focando na relação das pessoas com seus quintais. A exposição segue aberta ao público até o dia 19, no hall do câmpus. Foram desenvolvidas também atividades como exposição sobre resíduos eletroeletrônicos, apresentação do grupo de dança do câmpus e palestras.

semana_ambiente_gasparO grupo Nós da Arte participou da IV Semana do Meio Ambiente através da organização de momentos diários de arte e reflexão para os participantes do evento. Esses momentos contaram com a apresentação do Grupo Teatral Educarte através da caracterização de retirantes indicando a migração campo-cidade, aliado ao monólogo auto-explicativo: “Como era verde o meu vale”, adaptado do texto de Caio Fernando Abreu. Após a peça teatral, foi apresentado trecho do documentário “O veneno está na mesa II” e o vídeo “feiras Orgânicas” para discussão. O objetivo do grupo foi trazer para o debate a importância do empoderamento do agricultor e agricultora familiar como possíveis empreendedores sustentáveis, quando seu modo de produção é focado na agroecologia, bem como discutir sobre os problemas trazidos pelo uso de agrotóxicos e as alternativas para vencermos esse problema.

Câmpus Caçador – As atividades envolveram alunos dos cursos técnicos e de formação inicial e continuada (FIC). Além da organização de um mural informativo no hall de entrada do câmpus, o Núcleo Pedagógico trabalhou com o vídeo “Curtas de animação da Semana do Meio Ambiente 2015”, com exibições e debates. Também foi entregue um fôlder com curiosidades sobre o meio ambiente e uma cartela com sementes de árvores frutíferas.

Câmpus Florianópolis – A temática ambiental norteou as discussões do 2° Encontro Acadêmico da Construção Civil, realizada entre 1° e 3 de junho pelo Departamento Acadêmico de Construção Civil (DACC). “Um dos objetivos do evento é poder fazer a integração de todos os cursos do DACC, além de apresentar a Extensão como parte pedagógica dos cursos, o que já é uma exisgência para os cursos superiores para os próximos anos”, lembrou a professora Luciana Maltez Calçada, que representou a chefia do departamento na abertura do encontro. O evento envolveu palestras sobre gerenciamento de resíduos, concretos e argamassas, normas técnicas, sistemas de construção e gestão ambiental, entre outros temas. Segundo o diretor-geral do Câmpus, Maurício Gariba Júnior, o encontro foi uma oportunidade de criar um ambiente motivador para alunos e professores. “Destacamos também a escolha do tema. A sustentabilidade é um assunto que deve ser trabalhado não só pelo departamento, mas por toda a gestão no câmpus”, afirmou.

semana_ambiente_garopaba_1Câmpus Garopaba – Estudantes dos cursos técnicos em Biotecnologia e Informática participaram de atividades de integração que integraram a programação da Semana do Meio Ambiente, ocorrida de 1º a 3 de junho. No início da tarde de terça-feira, no dia 2, os alunos foram distribuídos em grupos e realizaram inúmeras tarefas de natureza esportiva e cultural. Inicialmente tiveram o desafio de responder o Quiz Ambiental e, em seguida, foram até o pátio para realizar as demais tarefas.
Já na quarta-feira, dia 3, os alunos também participaram da dinâmica “Obrigado, Catador!”, coordenada pelo projeto Aqui Coleta, uma realização da Associação Mukti, que conta com o apoio da Fundação Banco do Brasil. A atividade buscou sensibilizar os participantes quanto à adequada destinação de resíduos. Em seguida, foram plantadas 39 mudas de árvores e 12 sementes de feijões selvagens na lateral do câmpus em frente ao estacionamento coberto e no fundo do câmpus. Entre as espécies estavam goiabeiras, araçás brancos, araçás vermelhos, pitangueiras e aroeiras. As sementes e mudas foram doadas por servidores, comunidade e pelo Horto Florestal da Tractebel.

semana_ambiente_garopaba_6Ainda durante a programação, o engenheiro Antonio Scattolin, da empresa TecnoInove, palestrou sobre energias renováveis e monitoramento do consumo elétrico. Dezenas de estudantes e servidores participaram do evento realizado no último dia 3, às 19 horas, no hall de entrada do câmpus. Outra palestra, ocorrida na segunda-feira, envolveu especialmente o curso de Guia de Turismo. O analista ambiental Simão Marrul Filho, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), tematizou a área de proteção ambiental da Baleia Franca, explanando sobre seu órgão gestor, a categoria da unidade de conservação, sua área de abrangência e os objetivos de sua criação.

O 1° Concurso de Fotografia sobre o Meio Ambiente teve as inscrições prorrogadas para o dia 16 de junho. Podem participar alunos e servidores. O regulamento está disponível no site do câmpus. As fotos serão expostas na biblioteca e as três melhores serão premiadas.

semana_ambiente_criciuma_2Câmpus Criciúma – Na Semana do Meio Ambiente, celebrada de 1 a 5 de junho, foram realizadas trilhas guiadas na Área de Preservação Permanente (APP) que fica dentro do câmpus. A proposta era fazer com que os alunos conhecessem a fauna e a flora local e ainda fizessem o plantio de árvores. A área de preservação tem cerca de dois hectares e abrange um dos córregos que deságua no rio Linha Anta. As visitas guiadas fazem parte das ações do projeto de extensão “Na Trilha da Saúde”.

semana_ambiente_criciuma_3A trilha, que já havia sido aberta em 2014, passou por algumas modificações. Foram trocadas as estacas que delimitam o acesso dos visitantes e as placas de identificação das plantas. “Nós refizemos a demarcação e durante esse processo, encontramos uma espécie invasora que é o lírio-do-brejo e estamos trabalhando para a retirada dessas plantas e o plantio de árvores. Temos também a proposta de criar uma área de convivência neste espaço”, explica o professor de Biologia Fernando Bueno.

Além da exuberante flora local, a área chama atenção pelas espécies de animais encontradas. No local é possível ver roedores de grande porte como capivaras e uma série de pássaros. “Nós temos a suspeita de que há  uma espécie de guaxinim que é conhecido pelo nome de  mão-pelada”, explica Gabriel Zilli, bolsista do projeto.

SONY DSCCâmpus Florianópolis-Continente – Foram distribuídas mudas de árvores frutíferas e nativas para os servidores e alunos, provenientes do horto florestal de uma empresa da Grande Florianópolis.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.