Chefs elegem ostras in natura como maior ícone da gastronomia local

22. junho 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Matérias
unesco_campus_continente1ed

Apresentação da pesquisa ao Grupo Gestor.

O Câmpus Florianópolis-Continente do IFSC recebeu, no dia 18 de junho, o Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco para apresentação de resultados preliminares da pesquisa “Saberes e Sabores de Santa Catarina” sobre a gastronomia regional. Os chefs participantes elegeram ostras in natura como o maior ícone da gastronomia local. Sequência de camarão, peixe frito com pirão e tainha assada/escaldada também foram aprontados como pratos representativos.

A pesquisa é a primeira etapa de um processo, que ainda vai definir as melhores formas de preparar e servir os pratos selecionados e, numa terceira etapa, terá como resultado a seleção e capacitação de restaurantes aptos a utilizar o Selo Saberes e Sabores de Santa Catarina. Os próximos eventos do Programa serão o Seminário Identidade Cultural da Gastronomia de SC, dia 30 de junho, e de 1 a 6 de julho a Oficina Criativa Design + Artesanato + Gastronomia, no Ceart/Udesc.

O Câmpus Florianópolis-Continente do IFSC faz parte do Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco, coordenado pela Associação FloripaAmanhã. Para o professor Vinícius de Lucca Filho, representante do IFSC no Conselho Gestor (juntamente com o técnico-administrativo Ricardo Silvano), iniciativas como estas geram novas oportunidades para o setor turístico e, por consequência, abrem portas aos trabalhadores. “Para nós é importante estarmos nesse programa, que pode colocar Florianópolis em outro patamar em termos de competitividade no turismo”, destaca.

unesco_campus_continente3ed

Coquetel preparado pelos alunos do Câmpus Florianópolis-Continente.

Os alunos do terceiro módulo do curso técnico em Gastronomia e do sexto módulo do Proeja Técnico em Gastronomia participaram da organização do evento, servido coquetel com ingredientes regionais, como brochete de camarão e hambúrguer de siri.

Estiveram presentes diversos chefs que participaram da pesquisa, jornalistas de culinária, representantes de entidades do setor, a presidente da FloripaAmanhã, Anita Pires; o diretor Eduardo Barroso; o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a secretária municipal de Turismo, Zena Becker.

Rede Mundial de Cidades Criativas

Florianópolis integra um grupo de 69 cidades da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, que reconhecem e apoiam a criatividade como estratégia impulsionadora do desenvolvimento sustentável, por meio de parcerias mundiais.

A Associação FloripAmanhã foi a idealizadora e articulou diversas entidades para o trabalho que culminou com a conquista da denominação de Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia. Atualmente a Associação é a coordenadora técnica do Grupo Gestor do Programa, que conta com a participação da Abrasel, Estácio/Assesc, Floripa Convention, IFSC, Sebrae, Setur/Prefeitura Municipal de Florianópolis, SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis) e Udesc.

unesco_campus_continente5ed

Alunos do Câmpus Florianópolis-Continente

O Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia conta com a parceria estratégica da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e apoio institucional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).

Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é composta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul) e Östersund (Suécia). No Brasil, Curitiba é a outra participante da Rede, na categoria Design.

Em maio, Florianópolis foi eleita no Encontro anual da Rede Mundial de Cidades da Unesco, realizado em Kanasawa, no Japão, como a coordenadora da organização do coquetel da Assembleia Geral em comemoração aos 70 anos da Unesco, que acontece em novembro deste ano, em Paris.

Tags: , ,