Alunos de cursos Proeja Certific avaliam experiências

26. junho 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Matérias

Alunos representantes das turmas piloto de cursos Proeja Certific dos câmpus Garopaba, Jaraguá do Sul e Florianópolis-Continente tiveram na última segunda-feira (22) a oportunidade de avaliar suas experiências em relação às atividades desenvolvidas. O encontrou reuniu dez alunos, professores dos câmpus envolvidos e da Pró-Reitoria de Ensino.

A coordenadora do Certific, Cláudia Hickenbick, explicou na abertura do trabalho que os relatos do grupo são importantes para que novas ofertas sejam planejadas atendendo às necessidades dos alunos. Questões como aspectos positivos e negativos, importância da coesão do grupo para a permanência, acolhimento dos professores e maneiras como os alunos chegaram ao curso foram respondidas pelos alunos.

Entre os aspectos elogiados, os alunos ressaltaram a convivência com a turma, a dedicação dos professores e o auxílio financeiro, que contribui para o transporte e alimentação. A oportunidade de voltar aos estudos depois de um longo período de afastamento dos bancos escolares foi outro ponto considerado positivo. Entre os aspectos a melhorar, os alunos sugeriram a organização de reforço para áreas em que há dificuldades (como informática), flexibilização dos horários e organização de espaços de convivência específicos para o Proeja, para ambientação e estudos.

“É por meio desses projetos que a regulamentação da educação de jovens e adultos (EJA) no IFSC está sendo construída, então ouvir os sujeitos que a frequentam é fundamental”, justifica a coordenadora do Proeja, Elenita Eliete de Lima Ramos. Dos elementos apontados pelos alunos, ela destaca a busca ativa – ou seja, o IFSC procurar os alunos, e não o contrário – e a constituição de grupos de estudo como aspectos importantes. Além disso, o acolhimento dos estudantes com dificuldades de frequentar as aulas, por meio de telefonemas e outras abordagens, também é importante. Já o chamado tempo social – atividades desenvolvidas fora do tempo-escola (no ambiente de trabalho e em outros contextos) – foi outro elemento importante. “A atividade indicou que estamos no caminho certo para qualificar a oferta educativa para estudantes trabalhadores da EJA”, avalia Cláudia. Após a reunião, os alunos e servidores participaram de um jantar no Câmpus Florianópolis-Continente.

Ereja

Alunos dos cursos Proeja técnico em Gastronomia, Guia de Turismo e Vestuário, dos câmpus Florianópolis-Continente e Jaraguá do Sul, participaram entre 17 e 19 de jnnho, em Londrina (PR), do 3° Encontro Regional de EJA (Ereja), atividade promovida pelos Fóruns de EJA da região Sul com o objetivo de estudar e propor ações políticas que visem à promoção do direito esse tipo de oferta educativa. Os 25 estudantes receberam apoio do IFSC com o transporte para participar do encontro.

Tags: ,