IFSC inaugura Câmpus São Carlos

1. julho 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus São Carlos, Eventos, Matérias

facebook908O trecho da canção Prelúdio, de Raul Seixas, que diz “Sonho que se sonha junto é realidade” serve para explicar o sentimento dos participantes da cerimônia de inauguração do Câmpus São Carlos do IFSC, ocorrida na noite da última segunda-feira (29). O câmpus é resultado de uma grande mobilização popular iniciada há cinco anos, que incluiu um abaixo-assinado para instalar uma unidade de ensino do Instituto Federal de Santa Catarina na cidade de 10 mil habitantes do Oeste Catarinense, localizada a cerca de 50km de Chapecó e 600km de Florianópolis.

facebook904A história foi contada pelo diretor-geral do câmpus, Juarez Pontes, em seu discurso na cerimônia de inauguração. Segundo ele, o abaixo-assinado teve a adesão de “quase toda a cidade” e foi importante para que os dirigentes do IFSC decidissem, em 2010, por criar o Câmpus São Carlos, com o objetivo de atender também aos outros municípios da região. “O câmpus está localizado em São Carlos, mas não é municipal, e sim de toda a região”, destacou o diretor. Ele lembro que prefeituras, empresas e diversas organizações das cidades vizinhas ajudaram a implantar o câmpus.

IMG_9885Na época do abaixo-assinado, foi montada uma comissão pró-IFSC, para apoiar a chegada da instituição à cidade. Segundo a presidente da comissão e vice-prefeita de São Carlos na época, Miriam Boniatti Rigotti, a população queria uma unidade de ensino federal no município para ajudar na promoção da qualificação dos jovens da região e diminuir o êxodo para centros maiores, como Chapecó, Florianópolis e Porto Alegre (RS), para onde muitos são-carlenses migram buscando estudar em um curso técnico ou superior.

Com a inauguração do Câmpus São Carlos, o IFSC possui agora seis unidades de ensino na mesorregião Oeste – Caçador, Chapecó, São Carlos, São Lourenço do Oeste (em implantação), São Miguel do Oeste e Xanxerê – o que faz dessa região a quem mais possui câmpus da instituição. facebook907A reitora Maria Clara Kaschny Schneider lembrou em seu discurso na cerimônia que a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica iniciada há 10 anos trouxe grandes desafios para as instituições que a compõem. “A interiorização é um desafio grande porque nosso país passou séculos de costas para o interior e precisa buscar entender quais são os anseios das populações do interior.”

No caso de São Carlos, a população da região manifestou seu anseio por receber um câmpus do IFSC também em uma audiência pública em 2010, que teve a participação de dirigentes do IFSC na época. A partir da audiência, foram apontadas áreas prioritárias nas quais a instituição deveria oferecer cursos. No segundo semestre de 2015, começa o primeiro curso técnico, em Edificações. Para 2016, está previsto o curso técnico em Aquicultura e, para 2017, o curso de Engenharia Civil.

O câmpus tem 14 salas de aula e 15 laboratórios onde poderão estudar até 1.200 alunos quando a unidade estiver em pleno funcionamento. Embora sem sua sede definitiva, o câmpus começou a oferecer cursos em 2013, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Já foram mais de 2 mil formados em cursos de formação inicial e continuada (FIC) desde então.

IMG_9972Atualmente, 15 servidores, dos quais oito são professores e sete têm cargos técnico-administrativos, trabalham no Câmpus São Carlos. Alguns vieram transferidos dos câmpus Chapecó e Xanxerê, enquanto outros chegaram via concurso público. Contratado por concurso em outubro de 2014, o assistente em administração e coordenador de Material e Patrimônio do câmpus, o florianopolitano Carlos Augusto do Espírito Santo Júnior, sente-se bem adaptado à cidade, que ele já conhecia porque sua esposa, Elisa, é são-carlense. “O povo aqui é muito acolhedor”, elogia.

Moradores comemoram chegada do IFSC a São Carlos

miguelschneiderO Câmpus São Carlos está localizado na Rua Aloísio Stoffel, 1.271, no bairro Jardim Alvorada, distante cerca de 2km do Centro de São Carlos. O terreno fica às margens do Rio Uruguai, que separa Santa Catarina do Rio Grande do Sul – do outro lado da margem, logo à frente do câmpus, fica o território da cidade gaúcha Alpestre. A vizinhança é formada principalmente por propriedades de pequenos agricultores.

O agricultor Miguel Schneider, que mora a cerca de 300m do câmpus, acredita que o bairro Jardim Alvorada vai ser muito valorizado com a chegada do IFSC. “Já tem muita gente vindo morar para cá. Vai ser bom para nós”, diz.

O vizinho mais próximo é o agricultor Célio Boniatti, cuja propriedade fica bem em frente ao câmpus, do outro lado da Rua Aloísio Stoffel. Ele, que foi um dos “fiscais” da obra durante os quase dois anos de execução, acompanhando o trabalho dos operários e servidores do IFSC quase que diariamente, comenta que o IFSC ajudou-o a se recuperar de um problema pessoal.

IMG_9887A esposa de Célio faleceu há seis anos e, depois que o filho foi morar em outra cidade, o agricultor sentia-se muito sozinho. O movimento de pessoas todos os dias no terreno do Instituto Federal ajudou-o a superar a tristeza. “Eu vinha aqui acompanhar a obra, pra ver o que estava sendo feito, e aproveitava para conversar com o pessoal. Essa escola me ajudou a me levantar de novo”, afirma, emocionado.

Assim como Miguel Schneider, Célio Boniatti também acredita que o bairro vai crescer com a chegada do IFSC e destaca que algumas casas já estão sendo construídas – entre elas, a do seu filho, que vai morar ao lado da residência do agricultor.

União resultou em “dia histórico”

facebook_910Em seu discurso, o prefeito de São Carlos, Cleomar Weber Kuhn (PMDB) afirmou que o câmpus do IFSC é a maior obra pública já realizada em São Carlos e que a inauguração foi um dia histórico para a cidade que emancipou-se de Chapecó há 61 anos. Ele lembrou da união entre políticos, prefeitos, empresas e organizações em prol da implantação do câmpus e afirmou que “é preciso deixar as diferenças partidárias de lado para fazer avançar nossos municípios”.

Na cerimônia, estiveram presentes cinco deputados, sendo dois federais – Celso Maldaner (PMDB) e Pedro Uczai (PT) – e três estaduais – César Valduga (PC do B), Dirceu Dresch (PT) e Luciane Carminatti (PT), além de prefeitos e vereadores da região e representantes de órgãos do governo do Estado, como o secretário de Desenvolvimento Regional de Palmitos (SDR à qual São Carlos é vinculada), Mário Peiter.

Veja fotos da cerimônia de inauguração do Câmpus São Carlos na página do IFSC no Facebook.

Os comenários não estão permitidos.