Alunos cultivam horta orgânica no Câmpus Chapecó

2. julho 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Chapecó, Matérias

horta-chapecoA alimentação dos alunos e servidores do Câmpus Chapecó tem tudo para ficar mais saudável. Com material reciclado, consciência ambiental e trabalho em equipe, os alunos do curso técnico integrado em Informática montaram uma horta orgânica no pátio do câmpus. O cultivo da horta é parte de um projeto da unidade curricular Oficina de Integração V, que tem como eixo temático Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Em uma conversa sobre a cantina do Câmpus Chapecó, os alunos apresentaram ao diretor-geral do câmpus, Mauro Ceretta Moreira, a ideia de plantar alguns alimentos orgânicos na instituição. O diretor apoiou a iniciativa e cedeu o espaço para a criação da horta orgânica. Com a orientação da professora de Biologia Erica Mastella Benincá, os alunos passaram a desenvolver a horta durante as aulas de Oficina de Integração V, onde são realizadas discussões sobre a temática ambiental com a colaboração de professores das áreas de Biologia, Língua Portuguesa, Sociologia, Geografia e Física.

horta-chapeco3A horta foi elaborada a partir da doação do material descartado pelo 2º Batalhão da Polícia Militar. As mudas das plantas foram colocadas dentro de giroflex, que são as sirenes colocadas sobre as viaturas. “Recebemos o telefonema da Soldado Cima, do segundo Batalhão de Policia Militar, informando que eles teriam uns materiais para descarte, que eram oriundos dos giroflex em desuso, e gostariam de saber se teríamos utilidade para este material. A ideia inicial era usar garrafas PETs, mas vimos que a opção de usar as cúpulas do giroflex era mais adequada”, conta a professora Erica.

horta-chapeco2Os giroflex com as mudas foram colocados sobre estruturas de madeiras feitas de paletes que foram doados por empresas de Chapecó. Com o auxílio dos professores da área técnica, a equipe responsável pela plantação dos alimentos orgânicos também desenvolveu um software para fazer o acompanhamento da horta.

A professora Erica conta que a ideia é que cada módulo ingressante do curso fique responsável pela horta para que o projeto tenha continuidade. A horta orgânica, que tem plantação de repolho, salsinha e de alfaces crespa, roxa e americana, servirá para abastecer a cantina do câmpus para proporcionar uma alimentação mais saudável à comunidade escolar.

Tags: