Estudantes do Câmpus São José realizam visita guiada à Comcap

3. julho 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus São José, Matérias

comcap 2Alunos da quarta fase do curso técnico integrado de Refrigeração e Climatização do Câmpus São José realizaram na última terça feira, dia 30 de junho, uma visita guiada à Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap), no bairro Itacorubi, em Florianópolis. Os estudantes foram recepcionados pelo estagiário Danilo Stank Ribeiro, que apresentou os trabalhos realizados pela empresa, que é responsável pela coleta de resíduos sólidos da cidade Florianópolis. Os estudantes puderam acompanhar o processo realizado com as 500 toneladas de materiais coletados por dia, que é encaminhada para o aterro sanitário na cidade de Biguaçu, na Grande Florianópolis.

comcap 1Danilo mostrou também o trabalho da cooperativa de catadores na triagem do material reciclado, que corresponde a apenas 7% de toda a coleta realizada pela empresa. Foi um momento de reflexão quanto a importância da conscientização no que tange a separação do lixo, e destinação correta de resíduos que podem ser reciclados e os que são orgânicos.

Por fim, os estudantes foram apresentados ao servidor Valdinei Marques, coordenador do Museu do Lixo, que desde 2003 é referência em atividades de educação ambiental pela forma lúdica e informal com que reforça conteúdos sobre consumo sustentável baseado nos 4Rs (repensar, reduzir, reutilizar e reciclar).

comcap 3Valdinei fez várias provocações aos estudantes quanto ao estilo de vida baseado no consumo. “É necessário percebem como é importante mudar de atitude, de ter uma nova forma de se relacionar com os resíduos que produz para tornar-se um consumidor responsável e para conservar e preservar o ambiente. Também se dar conta de como pode ser divertido reaproveitar e reciclar materiais”, afirma Valdinei, que orienta a visitação das escolas interpretando o papel de Neiciclagem – o embaixador do lixo.

Tags: