Professoras da Unicamp e UFScar auxiliam na construção do PPC do curso de Pedagogia Bilíngue

3. julho 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Palhoça Bilíngue, Matérias

palhocaNos dias 1º e 2 de julho, o Câmpus Palhoça Bilíngue recebeu a visita da professora doutora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Regina Maria de Souza, e da professora doutora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, ambas referência na área de educação bilíngue (Libras/Português).

A vinda das professoras foi articulada pelo Grupo de Trabalho (GT) que está desenvolvendo o Projeto Político Pedagógico do curso de graduação em Pedagogia Bilíngue (Libras/Português). “Estamos na etapa de avaliação do PPC do curso, que vem sendo discutido desde 2014. As reflexões no encontro com as professoras giraram em torno da metodologia do ensino e da forma de organização do curso, considerando especialmente os objetivos de formação dos alunos, que serão os futuros professores da educação bilíngue no país”, explicou a professora e coordenadora do GT, Eliana Bar.

palhoca2A implantação desta graduação é uma iniciativa bastante relevante para a educação. “É um primeiro passo para uma efetiva inclusão”, afirmou Regina. Segundo a professora, um dos desafios para o estabelecimento de um curso desta natureza está no próprio campo da pedagogia, pois o saber pedagógico tem se constituído na perspectiva monolíngue e da língua portuguesa. Por isso, essa oferta agrega um qualitativo e leva em conta a diversidade linguística e cultural do país. “No Brasil, o ensino bilíngue só é acessível para as elites e em idiomas considerados de prestígio, como o inglês, alemão, francês etc. O fato de um Instituto de Educação Federal oferecer ensino público e a distância, de forma séria e comprometida com a qualidade, pode reverter essa lógica”, complementou a professora.

No segundo semestre de 2015 o projeto será encaminhado ao Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) do IFSC para apreciação. Em paralelo, o GT irá trabalhar na estruturação necessária para o oferecer o curso na modalidade a distância. O ano de 2016 será dedicado ao planejamento e à produção de materiais didático-pedagógicos. O curso deve ser oferecido pelo câmpus no primeiro semestre de 2017.