Alunos do Câmpus Gaspar levam informação do IFSC para a comunidade

6. julho 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Matérias
radio_gaspar_alunos

Alunos participantes do Projeto

Alunos do Câmpus Gaspar do IFSC levam informação do ambiente escolar para a comunidade a partir da rádio comunitária 98,3 Vila Nova FM. Eles produzem e apresentam o Programa Educação em Debate, que vai ao ar todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 11h30 às 12h45.

No ar há 18 meses, o Programa é resultado de um projeto de extensão coordenado pelo técnico-administrativo Valdeci Reis, alunos bolsistas e voluntários. Ele surgiu a partir da Rádio Câmpus, veiculada inicialmente pela web. No espaço na rádio comunitária, os alunos produzem matérias sobre cursos, eventos e novidades do IFSC, bem como sobre temas da atualidade.

A aluna bolsista Amábili Luiza Teixeira da Rosa explica que o objetivo é trazer assuntos que a grande mídia não aborda, bem como divulgar o IFSC para a comunidade. “Temos um retorno muito bom. Tivemos mais inscrições em alguns cursos e também mais participação nos eventos do IFSC”, destaca. São os próprios alunos que selecionam os entrevistados – profissionais do IFSC ou da comunidade, fazem as entrevistas e editam o programa.

radio_gaspar_comunitaria

A professora Ana Paula Kuczmynda da Silveira, do Câmpus Gaspar, Valdeci Reis e o diretor geral da Vila Nova FM, Almir Sálvio

Até agora, a equipe produziu 307 programas de rádio, com 13.815 minutos no ar. Do total de programas, 9% abordou o processo de seleção e ingresso do IFSC; 14% tratou de algum aspecto relacionado aos direitos humanos no Brasil, América Latina e Oriente Médio; 8% discutiu algum tema relacionado à área de gestão e negócios; 15% problematizou algum fenômeno ligado à área de ciências da natureza; 22% tratou de algum tema relacionado às ciências humanas; 7% discutiu aspectos ligados à literatura; poesia e códigos da língua, 13% analisou e debateu aspectos ligados à juventude, comportamento e sociedade e 21% problematizou as questões do mundo do trabalho.

Para o coordenador do projeto, “a proposta, além de ser uma um canal ousado de diálogo com a sociedade do Vale do Itajaí, promove uma consciência frente à produção de mensagens pelos veículos de comunicação tradicional e o posicionamento perante um mundo fortemente editado pelo complexo industrial de produção simbólica”.

Valdeci foi transferido para o Câmpus Florianópolis-Continente e vai continuar na coordenação do projeto de extensão até 31 de agosto. Porém, devido ao sucesso do Programa, outro servidora assumirá o Programa Educação em Debate.

radio_gaspar_entrevista

Alunos produzem e fazem as entrevistas

Fazem parte do programa os bolsistas de extensão Amábili Luiza Teixeira da Rosa, Camila Guesser, Samuel Cordeiro, Rose Fernandes e Thiago Nauck Silva. Também participam os bolsistas voluntários Israel Weingartner, Milena Vanuza, Laonardo Nascimento, Murilo Priori e Matheus Leandro.

O Programa também podo ser acompanhado pela web no site da rádio: www.radiovilanova.com.br.

Tags: , ,