Câmpus São Carlos realiza Mostra de Artes e de Astronomia e Física

10. julho 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus São Carlos, Eventos, Matérias

Começou no dia 9 a Mostra de Artes e de Astronomia e Física no Câmpus São Carlos, com exposição de equipamentos e obras de arte no hall do câmpus. O evento é realizado em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e recebe visitas de estudantes do IFSC e de escolas da região.

A mostra divide-se em duas partes. Na Mostra de Artes, são exibidas obras do artista Carlos Asp, de Florianópolis, que fazem parte da exposição “Desenhos do Sem Fim. “São trabalhos desenvolvidos pelo artista desde 1975”, conta a professora Daiana Schvartz, do Câmpus São Carlos.

Algumas das obras foram elaboradas com materiais como caixas de leite e de remédios e sacos de carvão e, por isso, “a ideia é trabalhar o desenho de forma mais expontânea, com materiais diversos”, segundo Daiana. A mostra de Artes vai até 31 de julho.

A outra parte da mostra, sobre astronomia e física, exibe equipamentos da época das grandes navegações e outros utensílios que ajudam a explicar fenômenos físicos, como a balança de Arquimedes, que mede a força de empuxo sofrida por um corpo quando submerso em água, o astrolábio, instrumento de navegação marítima usado para medir a altura dos astros no céu e a latitude do local por onde se navegava, e a esfera armilar, que mostra o globo terrestre com suas latitudes e longitudes e pode ser usada para explicar as estações do ano.

“É uma mostra destinada a estudantes de várias idades”, diz o professor Raimundo José de Sousa Castro, também do Câmpus São Carlos. A mostra de Astronomia e Física vai até sexta-feira, dia 17.

Todo o material exibido na Mostra de Artes e de Astronomia e Física foi cedido pelo Sesc. “Fizemos questão de receber a mostra para trazer a comunidade para o câmpus e repassar esse conhecimento a ela”, comenta a chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Câmpus São Carlos, Margarida Hahn. O câmpus divulga fotos da exibição em sua página no Facebook.