Escola pública de Garopaba recebe exposição fotográfica

13. julho 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Garopaba, Matérias

exposicao 1A Escola Básica Agostinho Botelho, localizada na Estrada Geral da Praia da Ferrugem, em Garopaba, recebe durante todo mês de julho a exposição fotográfica “A representação do patrimônio por meio do registro fotográfico”, promovida pelo Câmpus Garopaba. A exposição é resultado de um projeto de extensão coordenado pelo professor de História Viegas Fernandes da Costa e pela aluna do curso de Condutor Ambiental Local Maria Clara Tassinari Lopes dos Santos.

O projeto conta com o financiamento do Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão do IFSC (Aproex) e tem como principal objetivo estimular a população local da comunidade do Capão a interpretar o patrimônio no território a partir de registros visuais.

Durante o mês de junho, os moradores foram convidados a fotografar tudo aquilo que compreendiam como patrimônio da comunidade do Capão. Com o apoio do coordenador e da bolsista do projeto, os moradores se organizaram e produziram dezenas de imagens, das quais foram selecionadas 19 para participar da exposição.

exposicao 2As fotos da exposição, selecionadas pela própria comunidade que participou do projeto, retratam as muitas faces do patrimônio cultural do Capão: o cotidiano do Clube de Mães, a pesca artesanal da tainha, os mestres pescadores, o brinquedo do menino, as embarcações locais, a paisagem.

“Estimular o olhar dos moradores sobre o patrimônio material e imaterial da comunidade em que vivem, e promover o registro deste olhar é fundamental para a construção da cidadania cultural e para a preservação de elementos importantes para a constituição da identidade local”, afirma o coordenador do projeto.

A exposição fotográfica permanece aberta ao público no hall da Escola Básica Agostinho Botelho e pode ser visitada durante a semana, no horário de funcionamento da escola.

Tags: