Câmpus Urupema promove palestra ‘Introdução aos Estudos sobre Deficiência’

30. julho 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Urupema, Matérias

napne urupema 1Discutir sobre acessibilidade e sobre o papel da educação nesse contexto foi o foco da palestra realizada pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas, NAPNE, do Câmpus Urupema do IFSC. O tema da palestra foi “Introdução aos Estudos sobre Deficiência” e ocorreu na tarde da última quarta­-feira (22), ministrada pela psicóloga Karla Garcia Luiz, membro do Napne. Participaram do encontro, servidores e terceirizados.

“A capacitação para servidores teve o intuito de apresentar alguns aspectos históricos da luta das pessoas com deficiência no Brasil e fazer uma introdução aos Estudos sobre Deficiência. O saldo dessa tarde de trabalho foi muito positivo, uma vez que os servidores participaram bastante refletindo e compartilhando suas dúvidas e ideias. Certamente esse é só o começo de um grande trabalho que o IFSC Urupema desenvolverá com funcionários e alunos na área da inclusão”, destacou Karla.

napne urupema 3“Para ser efetivamente inclusiva, a educação precisa ser ética, ou seja, precisa levar em consideração o interesse de todas as pessoas com ou sem deficiência. Desse modo, a palestra ministrada pela psicóloga Karla, foi muito importante para esclarecer que a condição da deficiência não deve se tornar um fato limitante para o desenvolvimento da pessoa. Ao contrário, são as barreiras atitudinais, arquitetônicas e de comunicação que precisam ser rompidas, permitindo iguais condições para acessar os bens necessários para a formação integral do ser humano, tais como, educação, saúde, esporte, lazer, cultura, etc”, poderou a coordenadora do Napne, Camila Koerich Espíndola.

Os comenários não estão permitidos.