Pronatec certifica 140 profissionais de dois câmpus

31. julho 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus São Carlos, Matérias

IMG_6231 (1)Esta semana, o Pronatec do IFSC realizou formaturas nos Câmpus Florianópolis-Continente e São Carlos. No Oeste, em Pinhalzinho, a certificação ocorreu na Sede dos Caminhoneiros e reuniu cinco turmas Mulheres Mil, sendo três de Operador de Computador e duas de Trabalhador Doméstico. Em Mondaí foram certificadas as formandas de Auxiliar de Cozinha, no clube da comunidade de Linha Antas. No litoral, em Palhoça, formou-se mais uma turma do curso de Camareira, ofertado pelo IFSC Câmpus Florianópolis-Continente. A solenidade de Palhoça ocorreu na noite de quinta-feira (30/7) e contou com a presença do Ministro do Trabalho e Emprego, Manuel Dias.

IMG_6238Em seu discurso na formatura de Palhoça, o ministro Manoel Dias destacou que o Brasil, sétima economia mundial, foi o país que mais incluiu pessoas no mercado de consumo nos últimos doze anos. “Tivemos 23 milhões de novos postos de trabalho, dobrando as efetivações no Brasil”, disse o ministro, acrescentando que “oito milhões de brasileiros foram qualificados pelo Pronatec ano passado”. O ministro também valorizou os profissionais da educação, ao afirmar que “os professores são a peça fundamental na engrenagem social desse país”.

Para o prefeito de Mondaí, Lenoir da Rocha, os cursos Pronatec do IFSC fazem diferença na economia do município, principalmente para os moradores das áreas rurais. “Várias formações em diversas áreas já foram oferecidas no município, com ampla participação de moradores, e o empenho é para que novos cursos continuem a serem ofertados”, afirma. O município, às margens do rio Uruguai e próximo da Argentina, tem a base econômica na agricultura e é expressiva na indústria de móveis e de plásticos.

Nova turmas

Na próxima sexta-feira, dia 7 de agosto, o Ministério da Educação publicará a homologação das vagas 2015 do Pronatec Bolsa-Formação. O IFSC indicou interesse na oferta de 4.756 vagas, distribuídas em 208 turmas de Formação Inicial e Continuada (FIC) e duas de cursos técnicos.

Os comenários não estão permitidos.