Câmpus Caçador, Tubarão e Canoinhas realizam aulas inaugurais do programa Mulheres Sim

6. agosto 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Caçador, Câmpus Tubarão, Matérias

mulheressim-tubarao3Esta semana, três câmpus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realizaram aulas inaugurais do programa de extensão Mulheres Sim. No Câmpus Caçador, a aula foi realizada na segunda-feira (3) e nos câmpus Tubarão e Canoinhas, na terça-feira (4).

Em Caçador, será ofertado o curso de Geração de Renda, Tecnologia e Valorização do Trabalho Feminino para 15 detentas do Presídio Regional de Caçador. Estiveram presentes na cerimônia o diretor-geral do Câmpus Caçador, Eduardo Nascimento Pires; o diretor do Presídio Regional de Caçador, Felipe Carlos Filipiacki; e representantes da Cáritas Diocesana, além de servidores do Câmpus Caçador.

aulainaugural-cacador2Durante a cerimônia, a coordenadora do Mulheres Sim no câmpus, Danielle Ullrich apresentou o programa e os quatro projetos que o integram: o curso de Geração de Renda, Tecnologia e Valorização do Trabalho Feminino; a Feira de Economia Solidária; o Ciclo de Oficinas e a Avaliação das Egressas. “Estamos muito felizes com a realização da segunda edição do Programa Mulheres Sim no Presídio Regional de Caçador. Este ano, o foco está mais direcionado para a geração de renda e para o marketing dos produtos” afirmou Danielle.

aulainaugural-cacador3No mesmo dia, também foi realizada a aula inaugural do curso de Auxiliar para Indústria de Plásticos, também ofertado no Presídio Regional de Caçador. O professor Rodrigo Paggi apresentou os objetivos e as unidades curriculares que integram o curso. “Já tivemos uma experiência em 2013 e agora vamos repetir, pois o curso no Presídio foi um sucesso. Nossa intenção é tanto oportunizar a volta dos alunos para a educação, quanto proporcionar uma educação profissionalizante” disse.

Os novos alunos puderam assistir um vídeo motivacional e participaram de uma dinâmica de integração organizada pela Coordenadoria Pedagógica do Câmpus Caçador.

mulheressim-tubarao4No Câmpus Tubarão, o evento contou com a presença da representante da Fundação de Desenvolvimento Social, Lislie Gonçalves Capudi; e do professor de Economia e coordenador da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP (Unisul), João Antolino Monteiro, que ministrou uma palestra sobre empreendedorismo e economia solidária.

A diretora-geral Rita de Cássia Flor, a chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão Maria Angélica Bonadiman Marin e a coordenadora do programa Mulheres Sim Gisely Córdova Bardini deram boas-vindas às alunas. Rita ressaltou a importância deste programa, principalmente devido à inclusão de mulheres sem escolarização.

mulheressim-tubarao2Após a palestra, as alunas participaram de uma ambientação do programa com a professora Daniella Yano, a coordenadora da Feira de Economia Solidária Gabriele Mendes Silva e a bolsista do programa Rosana König Dreher, onde compartilharam suas experiências profissionais e expressaram suas expectativas sobre o curso.

No Câmpus Canoinhas, a aula inaugural do programa Mulheres Sim, com alunas da Comunidade de Rio Vermelho, do município de Irineópolis, foi realizada dia 4 de agosto. Após receberem as boas-vindas do chefe do Departamento de Ensino, Orlando Rogério Campanini, e da diretora, Bertília Giacomelli, assistiram a palestra “Gênero e Direito das Mulheres” com o psicólogo Rafael Maurício Castanho e a assistente social Patrícia Maccarini Moraes. Também houve coquetel e visita guiada pelo câmpus.

Na próxima quarta-feira (12), é a vez do Câmpus Lages realizar a aula inaugural do programa Mulheres Sim.

Tags: , ,