Câmpus Xanxerê recebe oficina de capacitação sobre cadastro de usuários de água

28. agosto 2015 | Escrito por | Categoria: Campus Xanxerê, Matérias

foto_agua_xxeNa tarde do dia 26 de agosto, o Câmpus Xanxerê sediou a segunda edição do curso de cadastro de usuários de água, promovido pelo Comitê Chapecó/Irani em parceria com o IFSC, Agenda 21 e Secretaria de Desenvolvimento Regional de Xanxerê (SDR).

O curso foi ministrado pela bióloga e consultora do Programa SC Rural, Manuela Gazzoni dos Passos, e contou com 38 participantes. Na oficina foi apresentada a Política Nacional de Recursos Hídricos, o cadastro de usuários de água e o uso do ambiente virtual de treinamento.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável – SDS, órgão gestor de recursos hídricos do Estado de Santa Catarina, é o responsável pelo controle e regularização dos diversos usos e usuários de recursos hídricos. O objetivo do cadastro é conhecer quem usa, como usa, onde usa e para que usa as águas superficiais e subterrâneas estaduais. Os usuários de água são as indústrias, agricultores, piscicultores, mineradores, companhias de saneamento e todos que dependem das águas dos rios, córregos, lagos, poços artesianos e freáticos, seja por captação de águas, extração ou despejo de esgotos direta ou indiretamente.

O cadastramento é um dos documentos necessários para que o usuário solicite o requerimento da outorga de direito de uso de recursos hídricos, destinada à utilização em sua atividade produtiva, atendendo aos requisitos de autorização de captação de água, lançamento de efluentes, financiamentos em bancos de fomento oficiais e licenciamentos ambientais.

Segundo a professora da área de Sanitária e Ambiental do Câmpus Xanxerê, Luana Taize Mello, “é notória a importância que todos os usuários de água realizem esse cadastramento, o qual permitirá um correto gerenciamento do recurso hídrico existente. Sendo assim, o evento gerou resultados positivos, pois várias dúvidas sobre o assunto foram sanadas, além de capacitar os participantes para auxiliar no cadastramento dos diversos usuários de recursos hídricos”.

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.