Finalistas do Desafio IFSC participam de oficina de Pitch

3. setembro 2015 | Escrito por | Categoria: Matérias

Como você convenceria alguém de que a sua ideia pode ser um ótimo negócio em apenas sete minutos? Esta será a tarefa das equipes finalistas do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras, competição que busca estimular o espírito empreendedor dos alunos do Instituto Federal de Santa Catarina. As cinco equipes melhores classificadas nessa última fase serão contempladas com um auxílio financeiro de R$7 mil para investir no desenvolvimento de sua ideia inovadora.

Para entender melhor como funciona um evento de Pitch, os estudantes que integram as onze equipes finalistas da competição participaram de uma oficina, na última quarta-feira (02), com o empresário Marcos Buson, que trabalha há 12 anos com gestão de produtos e possui muita experiência no desenvolvimentos de produtos e no lançamento de soluções.

O palestrante explicou que o pitch nada mais é do que apresentar o modelo de negócio de uma empresa em poucos minutos. “Tem que tentar enxugar tudo, mas mostrar para o público uma noção geral do que está sendo desenvolvido”, destacou. Trata-se de uma apresentação rápida com objetivo de despertar o interesse da outra parte (investidor, cliente ou avaliador) pela sua ideia.

Buson destacou cinco itens que considera fundamental ter em uma apresentação de pitch: uma rápida apresentação do que a empresa faz (elevator ride), a demonstração do produto (money shot), o tamanho do mercado em que a empresa atua ou irá atuar e a projeção de crescimento (size matters), o números de usuários e a receita que já possui ou de concorrentes (nice numbers) e os integrantes da equipe que estão desenvolvendo o negócio ou que serão contratados (super heroes & rockstars).

Como as equipes terão de 5 a 7 minutos para “vender”a sua ideia, Buson destacou que os alunos precisam demonstrar a capacidade de execução do negócio proposto. “É o potencial de entrega que dará segurança para a banca”, afirmou.

O empresário apresentou um modelo de referência de pitch deck que pode ser adaptado por cada equipe. No exemplo, Buson sugeriu uma apresentação de 10 slides com o seguinte conteúdo: elevator pitch, o problema a solução, o mercado, o modelo de negócios, a tecnologia, a concorrência, o plano de marketing, o time e o investimento necessário. Apesar de passar esse modelo de referência, Buson ressaltou que os alunos devem estar preparados para imprevistos. “O script não é seus slides, o script é sua presença e performance”, afirmou.

A oficina, realizada no auditório da Reitoria em Florianópolis, foi transmitida ao vivo pela IFSCTV para que os estudantes que não são da região pudessem acompanhar (confira aqui a gravação do evento). Das onze equipes finalistas, cinco são do Câmpus Florianópolis, três do Câmpus São José, uma do Câmpus Florianópolis-Continente, uma do Câmpus Chapecó e uma do Câmpus São Miguel do Oeste. Clique aqui para conferir a relação.

O evento Pitch é a última fase do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras e iria ocorrer durante o Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do Instituto, que foi suspenso em função da greve dos servidores. O cronograma será retomado quando as atividades forem normalizadas. Enquanto isso, as equipes seguem trabalhando em suas ideias. Conheça alguns dos negócios propostos pelos finalistas:

– Equipe Comando Soluções Mecatrônicas | Câmpus Florianópolis: Alunos desenvolvem sistema para monitoramento de catástrofes climáticas – Clique aqui e entenda a ideia

– Surfistas Marcianos | Câmpus Florianópolis: Aluno propõe alternativas para minimizar poluição na produção de pranchas de surfe – Clique aqui e entenda a ideia

Continue acompanhando as notícias do Link Digital para conhecer as ideias das outras equipes finalistas que serão publicadas em breve.

Tags: , , ,