IFSC participa de diligências do Iphan em sítios arqueológicos

28. setembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Garopaba, Matérias

O Câmpus Garopaba participou em setembro de duas diligências a sítios arqueológicos nos municípios de Garopaba e Imbituba, em ação articulada com a superintendência de Santa Catarina do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Dirigidas pelo arqueólogo Rossano Lopes Bastos, do Iphan, as diligências tiveram a participação dos professores do IFSC Viegas Fernandes da Costa (História) e João Henrique Quoos (Geografia).

A primeira diligência aconteceu no dia 15 de setembro e teve como objetivo verificar ato de vandalismo no sítio arqueológico da Ponta do Galeão, em Garopaba. Este sítio está registrado como de alta relevância no Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos e apresenta, entre outros vestígios, inscrições rupestres produzidas por populações pré-coloniais que ocuparam a região há milhares de anos. A comunicação do ato de vandalismo foi realizada pelo IFSC ao Iphan, conforme determina a legislação referente ao patrimônio arqueológico brasileiro.

vestigio_ceramica_guarani_dunas_ribanceiraNa última quarta-feira (24), a diligência visitou as dunas da Ribanceira, em Imbituba, e teve como objetivo verificar a existência de vestígios arqueológicos em área minerada e seus entornos (na foto, vestígio de cerâmica guarani encontrado no local). Participaram da atividade Iphan, IFSC e Prefeitura de Imbituba. Dada a importância das dunas da Ribanceira para a região – tanto por seus aspectos naturais, quanto por sua relação com a construção da identidade local – o Conselho Municipal de Políticas Culturais solicitou seu tombamento municipal como patrimônio paisagístico cultural. Para estudar a viabilidade técnica desse tombamento, o Poder Executivo de Imbituba criou um grupo de trabalho, do qual o IFSC participa.

Integrando ensino, pesquisa e extensão

Além de auxiliar na localização dos sítios arqueológicos e de colaborar com os trabalhos do Iphan, a participação do IFSC nas diligências resultará em produtos de extensão, como mapas e artigos acadêmicos, bem como contribuirá para as atividades de ensino e de pesquisa desenvolvidas no Câmpus Garopaba.

As imagens produzidas e o georreferenciamento dos sítios, o intercâmbio de informações e experiências e o diálogo interinstitucional subsidiarão as atividades de ensino e a produção de material didático.

Na diligência às dunas da Ribanceira participaram também alunos dos cursos de Condutor Ambiental Local e Educação Patrimonial, o que propiciou aos estudantes aplicar as habilidades e os conhecimentos desenvolvidos em seus cursos.