Ambientalista fala sobre ervas medicinais no Câmpus Caçador

29. setembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Caçador, Matérias

palestra_ervas_medicinaisO Câmpus Caçador recebeu a palestra “Vivência sobre uso de ervas medicinais da região”, ministrada pelo ambientalista Alésio dos Passos Santos, dia 23 de setembro. Alésio é graduado em Estudos Sociais, com especialização em Plantas Medicinais. Morador de Florianópolis, mantém uma farmácia viva em seu quintal, com diversas espécies diferentes do gênero medicinal.

A palestra fez parte da programação da Semana do Contestado, promovida no município de Caçador, e contou com a participação de alunos do curso de formação inicial e continuada (FIC) em Química, integrantes da Câmara Mirim de Caçador, servidores do Câmpus e representantes da comunidade.

O palestrante levou até o Câmpus Caçador diversas plantas diferentes e explicou sobre seus usos, cultivos e princípios fitoterápicos. Segundo o professor de Química, Ricardo Guz, “com a farmácia viva apresentada pelo palestrante, muitos alunos se deram conta da riqueza que possuem em casa, associando o assunto explanado com o cotidiano químico que os rodeiam, sem perder o foco do objetivo do curso, a prova do ENEM, que costuma fazer uso de assuntos cotidianos para compor suas questões”. Alésio repassou diversas dicas sobre a alimentação melhorada pelo uso de plantas e os benefícios de seus princípios ativos para a promoção da saúde.

Tags: , , ,