Cepe regulamenta processo de reconhecimento e certificação de saberes profissionais

30. setembro 2015 | Escrito por | Categoria: Matérias

O Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou este mês a resolução que regulamentará a Rede Nacional de Certificação Profissional (Certific) no IFSC. O Certific é um processo em que o reconhecimento de saberes se dá por meio das avaliações no processo e se destina a trabalhadores com 18 anos ou mais e com experiência profissional na área a ser certificada. É um processo não burocrático, uma vez que estes trabalhadores não precisam, em momento algum, comprovar experiência profissional por meio de documentos.

O texto aprovado foi elaborado pelo Grupo de Trabalho Certific, que iniciou os trabalhos em 2014. O GT fundamentou-se nas experiências de cinco projetos piloto ofertados no IFSC por meio da Comissão Permanente de Integração dos Programas Sociais do IFSC (CIPS). Tais projetos começaram a ser ofertados em 2014, sendo que em quatro deles o Certific foi integrado ao currículo de cursos do Proeja. Para que ocorra o reconhecimento e certificação de saberes profissionais no âmbito do Certific é necessário a construção de um Projeto Pedagógico de Certificação Profissional (PPCP). “O Certific não deve ser confundido com validação de disciplinas ou de componentes curriculares, que é baseado na comprovação documental. É um processo coletivo, uma vez que pressupõe a composição de uma turma.” afirma Claudia Hickenbick, coordenadora do Certific no IFSC.

A regulamentação do Certific, agora expressa na Resolução 59/2015 do Cepe, será submetida ao Consup e deverá ser complementada pelo Documento Orientador da Educação de Jovens e Adultos no IFSC. Este documento que está sendo elaborado sob a responsabilidade da CIPS, deverá ser finalizado até dezembro deste ano e trará as diretrizes operacionais e conceituais para a oferta de EJA na instituição.

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.