Alunos do Câmpus Garopaba realizam visita técnica ao Câmpus Itajaí

1. outubro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Garopaba, Câmpus Itajaí, Matérias

todos-site“Algas e Biotecnologia” foi o tema da palestra realizada pelo professor Luís Proença do Câmpus Itajaí na recepção aos alunos do curso técnico em Biotecnologia do Câmpus Garopaba, em visita técnica realizada nesta quarta-feira (30). A atividade foi promovida por professores dos dois câmpus: Jaciara Zarpellon Mazo e Eduardo Cargnin do Câmpus Garopaba e Luís Proença e Mathias Alberto Shramm do Câmpus Itajaí.

proença_lab quimica-siteAlém de assistirem à palestra, os alunos conheceram e acompanharam as atividades do Laboratório Oficial de Análise de Resíduos e Contaminantes em Recursos Pesqueiros (Laqua-Itajaí/SC), único do país habilitado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) para realizar ensaios oficiais de biotoxinas marinhas em moluscos bivalves, como mexilhões, ostras, berbigões e vieiras cultivados em Santa Catarina. O laboratório é coordenado pelo professor Mathias.

mathias_laqua-siteOs estudantes também visitaram os laboratórios de Química e de Pesca e Aquicultura, onde são desenvolvidas atividades de ensino (aulas práticas dos cursos de Pesca e de Aquicultura), além de atividades de pesquisa (cultivos de algas, identificação de peixes e armazenamento de organismos aquáticos). Conheceram ainda o laboratório de Análises Multidisciplinares, onde são realizados experimentos de reprodução e cultivo de peixes, além de aulas práticas sobre desovas de organismos aquáticos, cultivo de alimento vivo (fito e zooplâncton) e toda a parte de química e qualidade de água, sob responsabilidade do professor Benjamim Teixeira.

Segundo a professora Jaciara, a visita surgiu da identificação das possibilidades biotecnológicas das algas, bem como da constatação de possíveis parcerias em atividades de ensino, pesquisa e extensão intercâmpus, fortalecendo a rede.

Tags: