Inscrições abertas para professores interessados em aplicar teste Toeic

2. outubro 2015 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Matérias

O IFSC está credenciado a aplicar o teste de certificação em língua inglesa Toeic (test of english for international communication) para alunos do ensino técnico. Proposta pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, a aplicação do teste ocorre no âmbito do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF).

Os professores de inglês interessados em aplicar o teste em suas turmas precisam passar por treinamento. Para isso, devem entrar em contato com a coordenadora do IsF, Maria Teresa Collares (maria.collares@ifsc.edu.br). As provas serão disponibilizadas aos professores a partir da segunda quinzena de outubro. A aplicação do teste será agendada pelos professores, que poderão escolher o melhor período, de acordo com seus planos pedagógicos.

O Toeic é direcionado a alunos que estiverem concluindo o último semestre de inglês, independente da fase do curso, em cursos técnicos (integrados, subsequentes, Proeja e concomitantes). Também poderá ser feito pelas turmas do E-tec Idiomas Sem Fronteiras.

O IsF possibilita aos acadêmicos das instituições federais de educação superior a certificação pelo teste Toefl (test of english as a foreign language) para fins de ingresso no programa Ciência sem Fronteiras e nos cursos on-line e presencias de língua inglesa.

Tanto o Toeic quanto o Toefl têm reconhecimento internacional, mas finalidades distintas. O Toefl é um teste com linguagem acadêmica, mais indicado para quem deseja ingressar em uma faculdade ou universidade no exterior. Já o Toeic foi desenvolvido com foco na comunicação no mundo do mercado de trabalho. Hoje, é uma certificação aceita por milhares de organizações públicas e privadas no mundo, inclusive por universidades.

Segundo a coordenadora de Programas de Qualificação e Certificação em Línguas Estrangeiras, Ana Lucia da Silveira Machado, o Toeic é o teste de inglês mais aplicado no mundo, com quase 10 milhões de aplicações anuais. “Queremos que o Toeic seja institucionalizado no IFSC, para que futuramente possa ser aplicado no início e no fim do curso, avaliando, assim, a evolução do profissional no idioma”, completa.

* Com informações da Setec/MEC.

Tags: , ,