Alunos do Câmpus Araranguá apresentam trabalhos no Encontro de Ensino de Física do RS

16. outubro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Eventos, Matérias

fisica-araranguaAlunos do curso de licenciatura em Física do Câmpus Araranguá participaram do VI Encontro de Ensino de Física do Rio Grande do Sul realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) de 1º a 3 de outubro. Eles apresentaram os resultados de pesquisas realizadas na área de ensino de Física por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

O coordenador do curso de licenciatura em Física, Samuel Costa, explica que a participação dos alunos em eventos científicos é fundamental para a formação enquanto professor e pesquisador. “Essa é uma importante oportunidade para que os alunos conheçam as pesquisas realizadas nas áreas de ensino. Para muitos deles, essa foi a primeira vez que eles participaram de um evento científico e ainda tiveram a oportunidade de apresentar suas próprias pesquisas”.

Um dos novatos era César Destro, que está na segunda fase do curso de licenciatura em Física. “Para mim foi muito importante participar porque serviu para entender o funcionamento de um evento científico e despertar mais interesse para a pesquisa em ensino de Física”.

Além de apresentarem seus trabalhos, os alunos puderam participar de minicursos, oficinas e palestras com profissionais renomados no ensino de Física, como a Profª. Drª. Thaisa Storchi Bergmann. Ela é pesquisadora do Departamento de Astronomia da UFRGS e foi uma das vencedoras do Prêmio Internacional L’Oréal – Unesco para “Mulheres na Ciência” 2015, por sua contribuição à ciência e, em particular, por sua contribuição na descoberta e estudos de buracos negros maciços.

Acompanharam os alunos nessa viagem de estudo os professores Silvana Fernandes, Lucas Telichevesk e Samuel Costa.

Tags: ,