Dirigentes do IFSC participam da 39ª Reditec

23. outubro 2015 | Escrito por | Categoria: Matérias

Cerca de mil gestores de Institutos Federais de todo o país participaram, entre os dias 20 e 23 de outubro, da 39ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), realizado em Fortaleza (CE). O encontro congrega reitores, diretores-gerais de câmpus e demais dirigentes das mais de 560 unidades que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os trabalhos foram orientados pelo tema geral “A Expansão da Rede de Educação Profissional e Tecnológica alinhada ao Plano Nacional de Educação (PNE) – 2014/2024”.

reditec_silvanaDois servidores do IFSC apresentaram projetos na Mostra de Experiências Exitosas. Na categoria “Pesquisa Aplicada à Inovação”, a proposta selecionada foi o “Edital do Inventor”, do chefe do Departamento de Inovação e Assuntos Internacionais, Luiz Henrique Castelan Carlson, da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi). Já na categoria “Gestão Administrativa”, o trabalho representante do IFSC foi “Alinhamento dos referenciais estratégicos de gestão, a partir da ótica da gestão democrática”, da diretora de Gestão do Conhecimento, Silvana Ferreira Pinheiro e Silva, da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin).

reditec_grupo“A Reditec é um espaço importante de aproximação com os representantes do MEC, Setec, CNPq, que nos possibilita conhecermos as propostas, diretrizes, ações que estão sendo discutidas por esses órgãos. Também proporciona a socialização de experiências entre a Rede. O mote deste ano foi a expansão da rede de Educação Profissional e Tecnológica alinhada ao Plano Nacional de Educação. A proposta é levar esse debate ao câmpus e verificar se as propostas estão alinhadas ao nosso planejamento”, avalia a diretora-geral do Câmpus Xanxerê, Rosangela Coelho da Cruz.

Para o diretor-geral do Câmpus São Miguel do Oeste, Diego Albino dos Santos, o evento foi muito bem organizado e o Instituto Federal do Ceará (IFCE) foi um bom anfitrião. “Dentre os pontos interessantes do evento, cabe destacar especialmente as apresentações de experiências exitosas ocorridas nos diversos IFs, momento no qual pudemos conhecer as boas práticas realizadas nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão no Brasil, identificando aquelas que podem ser adequadas à nossa realidade e então adaptadas e replicadas no IFSC”, considera. Também participaram da Reditec os diretores dos câmpus Urupema, Marcos Roberto Dobler Stroschein, Lages, Raquel Matys Cardenuto, e Tubarão, Rita Flôr.

Fórum

FDIA diretora de Gestão do Conhecimento, Silvana Ferreira Pinheiro e Silva, também representou a Prodin no Fórum de Desenvolvimento Institucional (FDI), realizado nos dias 19 e 20 de outubro. As discussões no FDI abrangeram a apresentação de resultados dos grupos de trabalho constituídos para elaboração de proposições para a Rede EPCT, nas temáticas de Plano de Desenvolvimento Insticional (PDI), Planejamento Estratégico e Planos Anuais de Trabalho. Outro tema relevante foi a análise do cenário atual, no tocante às preocupações com as restrições orçamentárias, limitações de ampliação dos quadros de pessoal, entre outros. Como encaminhamento do Fórum, foi redigida uma carta que será encaminhada ao Conif.

Tags: