Câmpus Tubarão promove ações de consciência ambiental na Semana Lixo Zero

6. novembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Tubarão, Matérias

semanalixozeroO Câmpus Tubarão do IFSC aderiu a proposta de repensar, reciclar e reutilizar os resíduos que produz e foi uma das entidades que ajudou a promover a Semana Lixo Zero, realizada de 23 a 31 de outubro na cidade pela Fundação Municipal de Meio Ambiente. A Semana foi idealizada pelo Instituto Lixo Zero e foi realizada este ano em mais de 30 cidades no Brasil.

Durante a Semana Lixo Zero, o câmpus selecionou como um dos eixos de debate a questão dos resíduos eletrônicos e promoveu a visita dos alunos do curso técnico de Informática à única empresa da região especializada neste tipo de reciclagem. O engenheiro ambiental Geraldo Cardoso Alves também esteve no Câmpus para ministrar palestra sobre a gestão de resíduos. “Calcula-se que 12% dos resíduos gerados no mundo sejam de materiais de informática e é importante trabalhar esse tema com os futuros profissionais da área. O resíduo precisa ser visto enquanto uma nova fonte de receita para as empresas”, destacou.

semanalixozero1A questão da reciclagem também norteou as aulas do Programa Mulheres Sim. As alunas participaram de uma oficina para aprender a produzir sabão a partir de óleo de cozinha e de uma aula de confecção de bijuterias feitas com material reciclado. Elas ainda assistiram à contação de histórias com a pedagoga Júlia Maria Rodrigues. Uma das histórias contadas foi a da menina do vestido azul que ao ganhar o vestido que tanto sonhava passou a cuidar mais de si, da casa e do bairro onde morava, o que criou um movimento de maior consciência ambiental no lugar onde vivia.

O Câmpus Tubarão também promoveu a exibição de produções audiovisuais sobre o tema da sustentabilidade para os jovens que participam do Programa Adolescente Responsável (PAR) da prefeitura. Os filmes exibidos fazem parte da 6ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente – Circuito Tela Verde que é promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e o da Cultura.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

semanalixozero2Durante a Semana Lixo Zero, o Câmpus também promoveu atividades relacionadas à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Para falar sobre o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), foram convidados os empresários Odilson Domingos e Rhiscliff Isidoro, da PanteraFood, para ministrarem palestra no dia 28 de outubro “A nossa empresa desenvolveu um sistema para automação dos processos de restaurantes, temos clientes em todas as regiões do país e em Tubarão atendemos mais de 200 restaurantes”, explicou Odilson Domingos.

Além de falar sobre os sistemas desenvolvidos, os empresários ressaltaram a importância da formação profissional na área de informática. “Mesmo com a crise econômica, as empresas de TI continuam crescendo. A PanteraFood bateu todas as suas metas e para continuar crescendo precisamos de mais profissionais, mas é difícil encontrar. Há falta de mão de obra no mercado”, afirmou o empresário Rhiscliff Isidoro.

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.