Projeto de parceria entre IFSC e instituições europeias entra na terceira fase

6. novembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

foto_europa_florianopolisA parceria entre o Instituto Federal de Santa Catarina e o Instituto Politécnico do Porto (IPP), que convidou o IFSC para participar de um projeto de cooperação técnico-científica internacional, o Elecon (Electricity Consumption Analysis to Promote Energy Efficiency Considering Demand Response and Non-technical Losses ), está entrando na terceira etapa. Entre as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto destacam-se a produção de artigos científicos e o intercâmbio de discentes e professores pesquisadores entre as instituições participantes do projeto.
Participam desta missão os professores Rubipiara Cavalcante Fernandes, do Departamento Acadêmico de Eletrotécnica do Câmpus Florianópolis (Research Project Supervisor-IFSC), e Samuel Luna Abreu, da Área de Refrigeração e Climatização do Câmpus São José (IFSC ELECON Coordinator).

Atualmente, quatro alunos do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Energia: Diego Azevedo Cardoso, Felipe Vieira, Michel Luis Muller e Kelly Patrício Duarte. Eles participaram de pesquisas na área de Resposta à Demanda, um dos temas centrais do Elecon, no IPP, situado na cidade do Porto, em Portugal. Além de Portugal, também foram desenvolvidas atividades na Alemanha e na França. De acordo com o professor Rubipiara Fernandes, dois alunos do IFSC deverão fazer intercâmbio para o Instituto de Tecnologia de Grenoble, na Alemanha, no primeiro semestre de 2016.

Entre os temas pesquisados nesta terceira etapa, estão smart-grids, eficiência energética, análise do consumo de energia elétrica, gerenciamento do consumo de energia, inserção de fontes alternativas de energia através da geração distribuída, confecção de novas propostas de projeto para aplicação em chamadas futuras e a definição de temas de pesquisa para alunos do IFSC e das universidades visitadas para atividades de intercâmbio.

O Projeto Elecon é financiado pela Comunidade Europeia e liderado pelo Instituto Politécnico do Porto (IPP). Começou em outubro de 2013, tem duração prevista de quatro anos e prevê a discussão de temas nas áreas relativas ao consumo de energia elétrica, especialmente no que se refere a perfis de consumidores, eficiência energética, resposta ativa dos consumidores e perdas não-técnicas em redes elétricas.

O principal objetivo do Elecon é o estabelecimento de uma rede entre pesquisadores europeus e brasileiros, cujo trabalho de pesquisa contribuirá para o sucesso da implementação do conceito de redes elétricas inteligentes (smart-grids). “É um projeto científico inovador que tem como principal objetivo dar contribuições relevantes para os métodos de análise do consumo de energia elétrica e para a forma como eles são usados para promover a eficiência energética e a participação ativa dos consumidores no âmbito das smart-grids e para identificar perdas não técnicas”, explicou Rubipiara, durante a segunda fase do projeto.

Tags: