Câmpus Garopaba e Urupema realizam atividade de integração intercâmpus

9. novembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Garopaba, Câmpus Urupema, Matérias

foto_urupema_garopabaOs câmpus Urupema e Garopaba realizaram uma atividade de integração intercâmpus nos dias 4 e 5 de novembro. Os alunos do curso técnico em Biotecnologia do Câmpus Garopaba conheceram os laboratórios de Biotecnologia do Câmpus Lages e participaram de palestras e aulas práticas com os alunos do curso superior de tecnologia em Viticultura e Enologia na área de Biotecnologia Agrícola no Câmpus Urupema do IFSC.

A integração foi organizada pela professora Jaciara Zarpellon Mazo, do Câmpus Garopaba, e pelo professor Marcos Roberto Dobler Stroschein, do Câmpus Urupema, com a colaboração do professor Eduardo Cargnin Ferreira e da técnica em laboratório Graziele Vefago Boaventura. O objetivo foi proporcionar aos alunos do curso técnico noções de Biotecnologia Agrícola, bem como aproximá-los da área de Viticultura e Enologia, como possibilidade de mercado de trabalho e formação superior futura, bem como a viabilização de possíveis parcerias em atividades de ensino, pesquisa e extensão intercâmpus, fortalecendo a rede.

foto_urupema_garopaba2Na tarde do dia 4, os alunos de Garopaba foram recepcionados pelo professor Marcos, diretor e docente na área de Microbiologia, que conduziu os alunos em uma visita pelo câmpus. Na sequência, a professora Leilane Costa de Conto realizou palestra sobre a produção de cerveja e demonstrou na prática as etapas de obtenção da bebida. Para encerrar o dia, os alunos participaram de palestra sobre Bioprospecção e sua relação com a área agrícola com o professor Marcos.

No segundo dia de visita, os alunos, sob orientação do professor Marcos e monitoria dos alunos do curso superior, desenvolveram uma prática com objetivo de isolar de morangos leveduras com potencial para a transformação de ácido málico.

Segundo a professora Jaciara, as visitas técnicas aos câmpus Lages e Urupema proporcionaram aos alunos a oportunidade de conhecerem lugares interessantes, interagir com seus docentes de uma maneira mais próxima e efetiva, assim como com seus colegas, além de vivenciarem, de forma dinâmica, o conteúdo pedagógico de seus respectivos níveis, sendo também uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos da ciência e relacionar com as aplicações tecnológicas.

Tags: ,