Semana do Livro e da Biblioteca envolve comunidade interna e externa do IFSC

10. novembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Matérias
campus_gaspar

Contação de histórias no Câmpus Gaspar.

câmpus_smo

Oficina no Câmpus São Miguel do Oeste

Diversos câmpus do IFSC realizaram atividades alusivas à Semana do Livro e da Biblioteca, de 26 a 31 de outubro. As ações foram voltadas para a comunidade interna e também externa da instituição, como troca-troca de livros, contação de histórias, maratona de leitura, jogos, artesanato, atividades artísticas, entre outras.

Os câmpus Araranguá, Caçador, Canoinhas, Garopaba, Geraldo Werninghaus e São José realizaram troca-troca de livros. Gaspar recebeu alunos de escolas da região para sessões de contação de histórias. Já em Lages a atividade foi a Maratona de Leitura e o Câmpus Caçador premiou o leitor mais assíduo da biblioteca.

São Miguel do Oeste promoveu diversas atividades, como jogos matemáticos, instalação artística com o uso da Palavra, confecção de flores artesanais em papel, troca-troca de livros, exposições culturais em parceria com o Sesc e exposição de poesias premiadas no I Concurso de Poesias realizado pela biblioteca em 2015, além da entrega do prêmio maiores leitores do ano.

Tubarão também realizou atividades artísticas, como exposição sobre o artista plástico Willy Zumblick, lançamento do projeto Quebra-Cabeça e a oficina “Contando Histórias e Reciclando Ideias”, com as alunas do Programa Mulheres Sim.

Já Gaspar promoveu, no dia 28 de outubro, contação de história para as turmas de 1º, 2º e 3º anos vespertinos da Escola de Ensino Básico Arnoldo Agenor Zimmermann. A contação foi uma parceria da biblioteca com o Projeto Cativar. Para a bibliotecária do Câmpus, Claudia Kautzmann, “a atividade teve como proposta despertar o gosto pela leitura, incentivar este hábito desde a infância, para que seja possível aprimorar a oralidade e a escrita desses alunos. Este é um dos papéis da biblioteca e, por isso, propomos essas intervenções”.

No dia 29 de outubro foram sorteados, entre os alunos e servidores do Câmpus, 63 brindes como livros, DVD, camiseta, caneca e fone de ouvido, provenientes de doações de alunos, servidores e comunidade externa. Outra premiação realizada pela biblioteca foi a de alunos e servidor que mais emprestaram livros ao longo do ano.

Neste ano, a decoração da biblioteca foi inspirada no Día de los Muertos, do México. O tema foi proposto pela professora de espanhol Luiziane da Silva e trabalhado em sala de aula com os alunos. Um altar com os elementos que fazem parte da cultura mexicana foi montado na biblioteca para ilustrar o evento.

Tags: