IFSC apoia Conferência da Juventude sobre Mudanças Climáticas

12. novembro 2015 | Escrito por | Categoria: Matérias

EquipeCOY11FloripaO IFSC é uma das entidades apoiadoras da COY11 Florianópolis – Conferência da Juventude Latino-Americana sobre Mudanças Climáticas, que será realizada de 26 a 28 de novembro, em Florianópolis, no câmpus da UFSC.

O evento é uma preparação para a Conferência Climática de Paris (COP21 – Conference of Parties), realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que acontecerá em dezembro e visa estabelecer um novo acordo sobre as emissões de gases de efeito estufa.

A COY11 terá versões locais acontecendo simultaneamente em diversas cidades do mundo – Paris (França), Montreal (Canadá), Antananarivo (Madagascar), Nouméa (Nova Caledônia), Rabat (Marrocos), Abomey Calavi (Benim) e Tokyo (Japão), com o objetivo de empoderar e engajar os jovens na construção de um futuro mais justo, solidário e cooperativo, além de intergeracionais nas agendas de discussões globais e locais.

O IFSC apoia a iniciativa, com recursos financeiros obtidos junto à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC). Segundo o coordenador do Programa IFSC Sustentável, Felipe Cintra, “o IFSC acredita na pauta da sustentabilidade, que exige muito mais que ações isoladas, mas uma mudança de paradigmas. Acreditamos, também, que os jovens podem ser a força que vai imprimir essa mudança na sociedade”.

A COY11 Florianópolis é realizada por diversas entidades ligadas à sustentabilidade e ao engajamento dos jovens. A estudante Thaianna Elpídio Cardoso, coordenadora do evento, explica que a ideia de trazer a COY11 para Florianópolis surgiu quando participou da conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas, realizada em Bonn, na Alemanha. “Percebemos a necessidade de fazer a COY11 acontecer no mundo todo”, destaca Thaianna. “A participação e o comprometimento de nós, jovens, com esta causa indica a construção de um futuro melhor para esta e para as próximas gerações e o desejo de um mundo melhor para todos. Este evento será um marco por permitir que nos conectemos com a juventude de diversas regiões do mundo para refletir sobre nossas realidades e propor mudanças possíveis a elas”, completa.

foto_coy_organizadoras

Fernanda e Thayanna estão na organização do COY11 Florianópolis.

Cerca de 500 participantes são esperados para o evento. O público prioritário é de jovens de 15 a 29 anos, que poderão se manifestar nas plenárias. Porém, qualquer pessoa com interesse no tema também pode se inscrever. Em todo o mundo, é esperada a participação de 8,5 mil jovens. “Temos esse sentimento de alcance, a oportunidade que o mundo veja as demandas locais e regionais, que precisam ser pensadas de forma global”, afirma Fernanda Silva, aluna do curso técnico em Meio Ambiente do IFSC, que também faz parte da organização. Já confirmaram participação em Florianópolis jovens de vários estados brasileiros e de países da América Latina e Caribe.

Durante a COY11 Florianópolis haverá uma programação especial para crianças de nove a 14 anos. Para conferir a programação completa e fazer a inscrição, acesse o site do evento: http://florianopolis.co11.org/.

Tags: , , ,

Os comenários não estão permitidos.