IFSC é a segunda instituição com mais ideias inscritas no Sinapse da Inovação

13. novembro 2015 | Escrito por | Categoria: Matérias
Raio-X das ideias inscritas na edição 2015 do programa. Crédito: Sinapse da Inovação

Raio-X das ideias inscritas na edição 2015 do programa. Crédito: Sinapse da Inovação

A 5ª edição do programa Sinapse da Inovação, realizado pela Fundação Certi, atingiu um recorde de ideias submetidas com 1.719 propostas inscritas neste ano, um número 40% superior ao da edição anterior. O IFSC, com 48 propostas, foi a segunda instituição de ensino do estado com mais ideias inscritas, ficando atrás apenas da UFSC. Os projetos concorrem a R$ 60 mil em subvenção da FAPESC, R$ 24 mil em consultoria do Sebrae e bolsas para os empreendedores.

Para o chefe de Departamento de Inovação e Assuntos Internacionais, Luiz Henrique Castelan Carlson, a crescente participação de estudantes e servidores do IFSC no programa é um resultado da criação de novos cursos e ao crescimento no número de alunos. Além disso, a competição Desafio IFSC de Ideias Inovadoras, encerrada nesta semana, também contribuiu para esse número de ideias inscritas. “O Desafio IFSC teve um importante papel em fomentar o empreendedorismo e a geração de ideias de negócios inovadores, mostrando à nossa comunidade acadêmica que é possível trabalhar uma ideia até perceber seu potencial de se transformar em um futuro negócio”, destaca.

Carlson explica que, durante sua formação, os alunos do IFSC aprendem os conhecimentos básicos da sua profissão, mas também estão em contato direto com as atuais tecnologias. Assim, os estudantes percebem diversos problemas existentes na sociedade e conseguem encontrar soluções por meio dos conhecimentos adquiridos no curso. “Esta oferta de soluções é uma grande oportunidade de empreender em negócios inovadores. Tornar os nossos alunos em futuros empreendedores é um resultado magnífico para IFSC, pois o impacto econômico e social destes novos empreendimentos é altamente positivo, contribuindo para o dinamismo saudável da nossa economia”, ressalta.

final_desafio_ifsc_portal

Premiação do Desafio IFSC foi realizada nesta semana.

Do total, 35% das ideias apresentadas são referentes ao setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); 18% ao setor de Tecnologia Social e 14% se enquadram no setor de Gestão. Mecatrônica (10%), Eletrônica (8%), Química e Materiais (5%), Design (5%), Biotecnologia (3%) e Nanotecnologia (1%) também são setores contemplados. A avaliação das ideias inscritas será realizada por especialistas de todo o estado. O resultado final do programa será divulgado no dia 31 de março de 2016. Até 100 ideias serão contempladas.

Conheça as 48 ideias propostas por estudantes, ex-alunos ou servidores do IFSC no site http://sc5.sinapsedainovacao.com.br. No menu da direita, faça o filtro por “IFSC”.

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.