Candidatos participam de debate no último dia da campanha

18. novembro 2015 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

debate_portalOs candidatos a reitor do IFSC participaram do terceiro e último debate da campanha, realizado na tarde desta quarta-feira (18), no Centro de Convivência do Câmpus São José. Maria Clara Kaschny Schneider, Maurício Gariba Júnior e Jesué Graciliano da Silva expuseram suas propostas e responderam a perguntas dos próprios concorrentes e do público, que acompanhou o evento presencialmente ou online, pela IFSCTV.

O debate durou cerca de três horas, das 14h às 17h, com mediação da jornalista da IFSCTV, Giovana Perine. Como nas edições anteriores, foram quatro blocos: no primeiro, os candidatos tiveram cinco minutos para apresentação; no segundo, responderam a perguntas feitas entre si e no terceiro, responderam a perguntas feitas por alunos e servidores, presencialmente ou enviadas pela internet. No quarto e último bloco, cada um teve cinco minutos para fazer uma avaliação da campanha.

Foram feitas seis perguntas sorteadas entre as enviadas pelo público, três de quem acompanhou o debate presencialmente e três dos internautas. Foram duas perguntas para cada segmento (alunos, professores e técnicos administrativos). Os questionamentos foram sobre inclusão no IFSC e permanência e êxito de quem ingressa pelas cotas; política de expansão no IFSC; ações para minimizar os cortes orçamentários; integração dos câmpus da região Oeste e diversidade e acolhimento de transgêneros, transexuais e travestis.

A eleição para reitor e diretores-gerais de 19 câmpus será realizada nesta quinta-feira (19), das 9h às 21h, com votação presencial em cédula de papel. Clique aqui e saiba mais sobre o processo eleitoral e locais de votação.

Veja a avaliação de cada candidato sobre o debate final:

debate_mariaMaria Clara Kaschny Schneider: “Encerramos o debate, estamos no encerramento da campanha, e a avaliação do debate é muito positiva. Eu acredito que todos nós conseguimos mostrar as nossas propostas, o que nós já fizemos e o que podemos fazer. A campanha toda foi isso, de conversas, debates, de ouvir a comunidade e trabalhar fortemente para que nossas propostas possam ser executadas nos próximos quatro anos”.

debate_garibaMaurício Gariba Júnior: “Foi um debate tranquilo, mas foi importante. Chegamos na reta final e entendo que os eleitores, mesmo aqueles indecisos, ouviram claramente as três propostas. Mostramos que somos a única chapa de mudança e renovação. Entendemos que é necessário regionalizar e integrar, com autonomia”.

debate_jesueJesué Graciliano da Silva: “Esse debate aconteceu no Câmpus São José, onde trabalho há 22 anos como docente e fiz toda minha carreira, metade da minha vida é nesse câmpus. Quando se fala em gestão, foi aqui que aprendi, como coordenador, diretor de câmpus, e depois como pró-reitor e reitor. Foi um debate muito bom, porque tivemos uma boa discussão de ideias e os candidatos respeitaram bastante e trouxeram propostas. Até porque, no final, já passamos por todo o Estado e temos propostas mais claras para trazer”.

Assista a matéria da IFSCTV sobre o debate:

Assista o debate completo, transmitido pela IFSCTV: