Projeto do Câmpus Florianópolis-Continente ensina receitas de confeitaria em vídeos na internet

27. novembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Matérias

nadagourmetCom receitas de confeitaria que muitas vezes são consideradas de difícil preparo, o canal Nada Gourmet, projeto de extensão do Câmpus Florianópolis-Continente, leva para a internet uma nova proposta de programa gastronômico. O aluno Diogo Martinelli e a professora Mariana Martelli ensinam passo a passo receitas práticas e simplificadas que podem ser feitas por qualquer pessoa com conhecimentos básicos de culinária.

A professora Mariana conta que no início o Nada Gourmet era um canal para auxiliar os estudantes do curso de Panificação e Gastronomia. Com os vídeos, os alunos podiam rever as receitas aprendidas em aula e assistir o passo a passo do modo de preparo. O canal cresceu e hoje é visto pelo público em geral.

doceO nome do projeto deixa claro qual é a proposta do canal: desmistificar a cozinha. Segundo Diogo, aluno do curso de Gastronomia, o nome foi escolhido justamente para se diferenciar da chamada “gourmetização” da gastronomia. “Tem surgido muitos food trucks que antes eram os carrinhos onde se vendia cachorro-quente e outras comidas na rua. Agora, tudo é gourmet e tudo é muito caro. As receitas parecem muito difíceis e inacessíveis. Nós queremos desmistificar isso com o Nada Gourmet”, explica.

Mariana atribui o sucesso que a gastronomia tem feito aos programas de culinária da televisão e da internet, que tem despertado um interesse maior nas pessoas no preparo da receitas. “Antes os programas de culinária mostravam apenas o passo a passo da receita e agora, se preocupam em mostrar o lado mais técnico da gastronomia”, avalia.

No fim do ano, o canal terá uma série especial de receitas natalinas com sugestões do público, que podem ser enviadas pelas redes sociais do projeto. Clique aqui para assistir aos vídeos do Nada Gourmet no YouTube. As novidades do canal também podem ser acompanhadas pelo Facebook e pelo Instagram.