Câmpus Lages recebe homenagem por contribuição ao Programa Mesa Brasil

1. dezembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Matérias

homenagem_lages_sesc_1No último dia 19, o Serviço Social do Comércio em Santa Catarina (Sesc-SC) realizou a Mostra da Solidariedade, que presta uma homenagem às empresas doadoras de alimentos e apresenta os trabalhos desenvolvidos pelas instituições sociais atendidas pelo Programa Mesa Brasil. O Câmpus Lages do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), pela sua ação de arrecadação de alimentos para as famílias atingidas pelas enchentes em Otacílio Costa, foi uma das instituições homenageadas.

Em Lages, o programa arrecadou e distribuiu 82.477,31 quilos de alimentos, que contribuíram para a complementação de 946.618 refeições, em 39 entidades, a partir de doações disponibilizadas por 68 parceiros. Além disso, foram realizadas 46 ações educativas, que capacitaram 1.152 pessoas.

“As parcerias são a base do Mesa Brasil. Este é o momento de agradecer às 231 empresas e instituições parceiras, cujo repasse periódico de alimentos contribui para a inclusão social e a cidadania das comunidades atendidas”, declarou Roberto Anastácio Martins, diretor regional do Sesc-SC.

homenagem_lages_sesc_2Para o IFSC, a ação faz parte não apenas de um ato solidário, mas também foi uma maneira de a instituição se inserir na comunidade e ser um agente transformador além da educação. “Parabenizamos o Sesc pela iniciativa e nos colocamos à disposição para outras ações nesse sentido. Também agradecemos àqueles que doaram e tornaram essa atividade possível em nosso câmpus. É muito importante e gratificante para o IFSC, seus servidores e alunos, atuar junto à comunidade e participar da vida da cidade e atuar em parceria com outras entidades”, reforçou o coordenador de Relações Externas do Câmpus Lages, Rafael Xavier dos Passos.

Programa Mesa Brasil

Em Santa Catarina, o Mesa Brasil Sesc atua há 12 anos, como uma ponte, entre empresas doadoras de alimentos excedentes e entidades sociais que precisam deles para suas refeições. Nesse período, as doações recebidas agregaram valor nutricional às refeições, que são servidas em centenas de entidades credenciadas, não permitindo que alimentos ainda próprios para o consumo humano tenham como destino o lixo.

A ação contribui para a diminuição do desperdício e para a redução da condição de insegurança alimentar de muitas pessoas atendidas em instituições sociais. Em 2015, em todo o Estado, o Mesa Brasil Sesc já arrecadou e distribuiu 1,5 mil toneladas de alimentos em Santa Catarina. As doações contribuíram para a complementação de 14 milhões de refeições, nas 567 instituições sociais atendidas mensalmente em 40 cidades do Estado.

Com informações do Sesc-SC