Alunos de Meio Ambiente fazem visitas técnicas em Itajaí e Porto Belo

2. dezembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Câmpus Itajaí, Matérias

visita_meio_ambiente_1Alunos dos módulos 1 e 2 do curso técnico em Meio Ambiente do Câmpus Florianópolis realizaram no dia 25 de novembro uma visita técnica ao Laboratório Oficial de Análise de Resíduos e Contaminantes em Recursos Pesqueiros (Laqua) do Câmpus Itajaí e à ilha de Porto Belo, localizada no município de mesmo nome, no litoral norte do estado.

visita_meio_ambiente_2O objetivo das visitas foi contribuir significativamente na construção do conhecimento e assegurar que o aluno tenha contato com propostas e experiências diferentes nos diversos segmentos de atuação profissional. As atividades contemplaram as unidades curriculares de Estudos Ecológicos e Avaliação de Impactos Ambientais (ofertadas no módulo 2) e Monitoramento Ambiental (ofertada no módulo 3).

visita_meio_ambiente_3No Laqua, com o apoio do professor Luís Proença e do técnico Cristian Cleemann, foram trabalhados temas relacionados ao monitoramento de recursos hídricos e metodologias aplicadas ao monitoramento de algas. Os estudantes também visitaram os laboratórios de Pesca, Aquicultura e de Análises Multidisciplinares, onde são desenvolvidas atividades de ensino e pesquisa com organismos aquáticos.

visita_meio_ambiente_4Na ilha de Porto Belo, sob orientação do professor Rafael, o foco dos trabalhos concentrou-se na formação geológica e vegetacional da ilha e do litoral catarinense, sucessão ecológica, monitoramento de flora e fauna, além da análise da capacidade de carga do empreendimento turístico e a avaliação do impacto ambiental dessa atividade na ilha e no continente. Foi realizada ainda uma roda de diálogo com a gestora da ilha de Porto Belo, Janaína Vasques, que abordou questões sobre a importância do compromisso com o desenvolvimento sustentável nas atividades turísticas.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.