Evento divulga projetos de pesquisa e extensão realizados pelo Câmpus Joinville

3. dezembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Eventos, Matérias

snct50Durante a programação alusiva à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2015, realizada nos dias 25 e 26 de novembro, o Câmpus Joinville reservou um espaço para divulgar os trabalhos realizados por professores e alunos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Por meio de apresentações orais, banners e protótipos, foram apresentados 32 projetos financiados por editais com apresentação obrigatória – em substituição ao Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei). Clique aqui e confira os projetos apresentados.

O objetivo foi compartilhar as experiências práticas e os resultados destes projetos, bem como as tendências na área da inovação tecnológica, desenvolvidos pela comunidade acadêmica do IFSC. Para a professora de Enfermagem Márcia Bet Kolhs, o evento foi uma oportunidade de divulgação dos trabalhos realizados no Câmpus em diferentes áreas e de troca de ideias e informações entre os pesquisadores e alunos.

snct16“No caso do nosso projeto, pudemos apresentar aos alunos de Enfermagem as pesquisas que fizemos sobre resíduos sólidos nos ambientes de saúde e sensibilizá-los sobre a necessidade de uma reflexão maior sobre o problema”, destacou a professora, que apresentou o projeto “Percepção do aluno do curso técnico em Enfermagem em relação ao gerenciamento de resíduos sólidos do serviço de saúde”, coordenado pela professora Dayane Clock Luiz e que conta ainda com a participação da professora Roni Miquelluzzi e da aluna Jane Sgrott.

snct40Para o aluno Andé Luiz da Silva, do 6º módulo do curso técnico integrado em Mecânica, a experiência também foi importante. Ele participa do projeto “Andador para ala de fisioterapia do Hospital Municipal São José”, coordenado pela professora Kelly Patrícia Dias. O protótipo foi desenvolvido em conjunto com o professor Leônidas Gilapa e o curso técnico concomitante em Mecânica.

“O interessante deste projeto é que ele partiu de uma necessidade verificada pelo curso de Enfermagem. Fomos até o Hospital São José e conhecemos os modelos existentes. Depois, fizemos nosso próprio projeto. Mais que praticar usinagem e soldagem, estamos atendendo um objetivo social”, enfatizou.

Experimentos

Ao mesmo tempo, aconteceu a mostra de experimentos científicos realizados por alunos do curso integrado em Eletroeletrônica, orientados pelo professor de física, Fernando Guesser. Os trabalhos tiveram a luz como objeto de estudo, em sintonia com o tema da SNCT 2015 “Luz, ciência e vida”.

snct25O aluno Jhon Wellington Wilke, do 3º módulo, gostou da experiência. “Além de ter bastante coisas novas sendo apresentadas, é uma forma de diversificar o ensino no Câmpus”, comentou. Sobre as experiências de sua equipe com refração da luz, o aluno também estava entusiasmado. “Na sala, a gente tem pouco tempo e vê mais teoria. Com os experimentos, a gente vê a teoria na prática e acaba tendo que estudar mais para poder explicar para os outros.”

Tags: