Movimento “Roupa Livre” engaja estudantes na busca por igualdade de gênero

4. dezembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Matérias

femi_fight_3Meninos e meninas utilizando maquiagem, saias, vestidos e roupas curtas. Essa foi a maneira encontrada pelos estudantes do Câmpus Jaraguá do Sul para protestar, no dia 19 de novembro, contra o machismo, o assédio e as desigualdades de gênero presentes na sociedade – inclusive na escola. Intitulada “Movimento Roupa Livre”, a manifestação foi organizada pelos estudantes que fazem parte do grupo feminista do câmpus, o FemiFight.

femi_fight_1Segundo uma das integrantes do grupo, Vitória Kupas, o movimento buscou questionar a existência de padrões de roupa e chamar a atenção para como as mulheres são as mais afetadas por esses padrões. “Por isso decidimos usar vestidos, saias e shorts durante todo o dia. E quem se sentisse engajado mas não quisesse usar a roupa, poderia participar usando batom vermelho. E muita gente aderiu ao batom”, conta.

Apoiado também por professores do câmpus, o FemiFight organizou, no mesmo dia, a leitura de um texto sobre igualdade de gênero com os estudantes no período da tarde. “Era um texto da aluna Liv, da 5ª fase, e fizemos a atividade na cantina com os presentes”, lembra.

Atualmente, o grupo FemiFight possui 97 integrantes, que se definem pela busca da liberdade e da igualdade de gênero.