Cidadania e Política na Escola

8. dezembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Itajaí, Notas

projeto-itajaiCidadania e Política na Escola é o nome de um projeto de extensão que está mudando a cabeça de alunos de escolas públicas municipais de Itajaí. Coordenado pelo servidor Diego Pacheco, o projeto atende 250 alunos dos quintos anos do Ensino Fundamental na cidade.

Segundo Diego, o projeto busca discutir abordagens institucionais e não institucionais do agir político, além de apresentar a estrutura institucionalizada da política do país: legislativo, executivo e judiciário. “Quero apresentar e incentivar formas de controle social e aproximar a política ao cotidiano do cidadão. As oficinas são oportunidades de reflexão, nas quais são abordados temas como política, representação, cidadania, controle social, democracia, voltadas para o cotidiano”, conclui Diego.

Os participantes das oficinas colaboram com uma pesquisa que busca investigar as percepções que os alunos possuem sobre a política e seu envolvimento com as ferramentas de controle social.
Segundo o coordenador do projeto, em 2014 o foco foram alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no próximo ano será a vez dos alunos do Ensino Médio.

Tags: