Alunos de Eletroeletrônica têm aula de artes e espanhol no Museu de Arte de Santa Catarina

9. dezembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Matérias

joinville exposio miro 1A exposição Joan Miró – A Força da Matéria, no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), em Florianópolis, foi palco de uma aula integrada de artes e espanhol com os alunos do 8º módulo do curso técnico integrado em Eletroeletrônica, incentivando a construção do hábito de relacionar-se com a arte e através da arte.

Na visita guiada, os alunos tiveram a oportunidade de ter esclarecimentos sobre o Masc no contexto brasileiro, as fases da obra de Miró, técnicas com as quais trabalhou, o que o motivou, como concebia a pintura e a relação de sua obra com todo o contexto histórico que viveu. “Foi uma experiência extremamente rica em termos de conhecimento e também em termos afetivos para a turma. Uma oportunidade de estreitar laços ao fazermos juntos algo tão agradável”, avalia a professora de artes, Luciana Cesconetto.

joinville exposio miro 7Conforme a professora, a visita complementou as atividades realizadas em sala de aula, onde os alunos estão trabalhando a peça Os fuzis da Sra. Carrar, de Bertolt Brecht, que trata da Guerra Civil Espanhola, que foi abordada por Miró na primeira fase de seu trabalho. Já a disciplina de Espanhol, com a professora Maria Borges, contemplou leitura, vocabulário e demais aspectos linguísticos trabalhados na biografia do pintor espanhol.

Durante a visita a Florianópolis, os alunos também conheceram o Centro Integrado de Cultura (CIC), o Museu da Imagem e do Som, o Teatro Álvaro de Carvalho e o Palácio Cruz e Souza.

O artista

joinville exposio miro 5Miró nasceu em Barcelona, em 1893, e é considerado um dos principais nomes do surrealismo e um dos maiores artistas espanhóis de todos os tempos. Suas obras são marcadas pelos traços livres e colorido intenso. Durante a vida, Miró realizou mais de duas mil pinturas sobre tela, 200 esculturas, além de desenhos em papel e em outros materiais. Miró morreu em 1983, aos 90 anos, em Palma de Maiorca, na Espanha, ainda em atividade.

Tags: , ,