Servidores participam do 11º Fórum de Registros Acadêmicos do IFSC

9. dezembro 2015 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

11_forum_raEm 30 de novembro, o IFSC realizou o 11° Fórum de Registros Acadêmicos (FRA). O evento foi realizado no Câmpus Florianópolis e reuniu os coordenadores da área de todos os câmpus. O principal tema da pauta foi o Anuário Estatístico da Pró-Reitoria de Ensino 2016 (ano base 2015). Os servidores participaram ainda de uma capacitação para a coleta de dados acadêmicos referente ao ano civil de 2015.

A centralidade dos Registros Acadêmicos (RAs) para a confiabilidade das estatísticas educacionais foi um dos pontos destacados pelo diretor de Estatísticas e Informações Acadêmicas do IFSC (Deia), Gustavo Henrique Moraes. “Os RAs possuem papel fundamental na produção do Anuário Estatístico e na confiabilidade da informação, pois eles gerenciam os dados acadêmicos nos câmpus, conhecem a realidade local, as fragilidades do sistema acadêmico e as particularidades a serem consideradas na coleta de dados”, explica.

A coordenadora de Suporte Acadêmico do IFSC, Elaine Cristina Basqueroto Coelho, ressalta a importância da capacitação dada para os cerca de 30 participantes. “O treinamento é indispensável para que todos os envolvidos possam alinhar o entendimento sobre as categorias, os verbetes e seus significados, bem como compreender a relação entre as diferentes bases de dados e tabelas com que o Registro Acadêmico precisará trabalhar no processo censitário”, afirma.

Para os participantes, a realização do Fórum é importante para o desenvolvimento do trabalho nos câmpus. “Esses encontros presenciais são importantes não só para capacitações, mas também para socialização, troca de experiências e o fortalecimento do trabalho em rede”, afirmou o servidor da Reitoria, Eduardo Bortoli Mariano .

Outra assunto tratado no encontro foi o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), que está em fase de implantação. O servidor Diego Pacheco, do Câmpus Itajaí, destacou a importância do evento para esse processo. “As reuniões do FRA são estratégicas para o trabalho em rede dos RAs, principalmente no momento da implantação do novo sistema acadêmico. Precisamos garantir que o novo sistema contemple os processos previstos no Regulamento Didático-Pedagógico”, enfatizou.

Para acessar documentos e obter mais informações sobre a Rede-RA do IFSC, clique aqui. Se quiser saber mais sobre os encontros anteriores do FRA, acesse os links disponíveis na intranet (veja aqui).

Tags: , , , , ,

Os comenários não estão permitidos.