Painel de Biblioteconomia discute a evolução da atuação bibliotecária nos últimos 40 anos

10. dezembro 2015 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

painel de biblioteconomia 13-11-2015 1“Não tem como trabalhar sem olhar crítico”, afirmou o editor Antônio Agenor Briquet de Lemos durante a Conferência Biblioteconomia: passado e futuro, no 33º Painel de Biblioteconomia em Santa Catarina, realizado de 12 a 14 de novembro, em Joinville. O evento contou com participantes de todo país atraídos pelo tema “Além das paredes das bibliotecas: evolução da atuação bibliotecária nos últimos 40 anos”.

Briquet de Lemos trabalhou na Universidade de Brasília (UnB) como professor e diretor da editora da instituição, foi diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e, atualmente, tem sua própria editora, a Briquet de Lemos. Sua experiência na área marcou a discussão do tema central. “Não é só uma troca de ideias, mas a descoberta de novas ideias de trabalho importantes para mudar a visão da biblioteconomia e da prática profissional”, explicou, ciente de que o processo é lento, mas necessário para “mudar a cabeça das pessoas”.

painel de biblioteconomia 13-11-2015 21Para a coordenadora da comissão organizadora, Ana Caroline Remor Corrêa, da Rede Pergamum, da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), a realização de eventos regionalizados já é uma forma de fortalecer a atuação dos profissionais da área. “Estamos fortalecendo o nosso grupo de bibliotecários da região Norte, lutando em prol das bibliotecas e dos bibliotecários”, enfatizou.

As bibliotecárias da reitoria do IFSC e dos câmpus Joinville, Jaraguá do Sul Centro e Jaraguá do Sul Rau, Camila Koerich Burin, Jussiane da Luz, Cleide Raulino e Khrisna da Silva, respectivamente, fizeram parte da comissão organizadora e elogiaram a iniciativa da Associação Catarinense de Bibliotecários de regionalizar o Painel de Biblioteconomia. “É uma forma de propiciar a participação de bibliotecários do interior, promovendo a sua capacitação e a valorização profissional”, afirmou Camila, que é a coordenadora do Sistema de Bibliotecas do IFSC.

painel de biblioteconomia 13-11-2015 8Camila também lembrou a importância da participação das bibliotecárias do IFSC no Painel tanto pela oportunidade de capacitação na organização de eventos quanto pela possibilidade de incluir novos serviços e produtos nas bibliotecas da instituição. Além das integrantes da comissão organizadora, as bibliotecárias do Câmpus Araranguá, Claudia Osvaldina dos Passos e Renata Ivone Garcia, e a auxiliar de biblioteca do Câmpus Joinville, Daiane Vavassori, também participaram da programação.

Tags: