Aberta nova chamada para o Programa Professores do Futuro

11. dezembro 2015 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Matérias

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), lançou nesta semana a chamada pública do Programa Professores para o Futuro III que oferecerá oportunidade de capacitação em universidades da Finlândia. O objetivo do programa é selecionar propostas de docentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica voltadas à efetiva integração entre a oferta de ensino profissional e tecnológico e de pesquisa aplicada da Rede com as demandas de inovação do setor produtivo. Três professores do IFSC já participaram de edições anteriores.

Os professores contemplados no programa irão desenvolver suas propostas na Häme University of Applied Sciences (HAMK) ou na Tampere University of Applied Sciences (TAMK), instituições finlandesas de ensino técnico e tecnológico com atuação pedagógica de referência e marcante interação com o setor produtivo. Os selecionados participarão de uma capacitação nas instituições finlandesas de abril a junho de 2016 e depois retornam ao Brasil para executar seus projetos.

Para participar, é preciso ser servidor da uma instituição da Rede Federal há pelo menos um ano e não ter participado de programa de capacitação no exterior com objeto similar ao da chamada e financiado com recursos da Setec/MEC dentro de um prazo de três anos anteriores à data de publicação da chamada. Os interessados devem encaminhar suas propostas ao CNPq até 25 de janeiro exclusivamente por meio do Formulário de Propostas on line, disponível na Plataforma Carlos Chagas.

Para mais informações, clique aqui e acesse o edital. Esclarecimentos e informações adicionais podem ser obtidos pelo e-mail atendimento@cnpq.br. O resultado será divulgado em 24 de fevereiro.

IFSC na Finlândia

Três professores do IFSC já participaram do programa: Fernando Pacheco (Câmpus Florianópolis), Suzy Pascoali (Câmpus Araranguá) e Joelma Kremer (Câmpus Lages). Clique aqui para ler matéria sobre a experiência dos docentes na Finlândia.

Gestores finlandeses em reunião no IFSC para conhecer a instituição catarinense.

Em junho deste ano, o IFSC assinou um convênio com a Universidade finlandesa de Ciências Aplicadas Häme que prevê desenvolvimento de relações nas áreas de ensino e aprendizagem,intercâmbio de estudantes e de servidores, além de troca de documentos e material de pesquisa. Com isso, dois estudantes do IFSC já puderam fazer intercâmbio no País. Os alunos Sarah Orthmann Tavernard de Alencar, do curso de Física do Câmpus Jaraguá do Sul, e Ernani Rodrigues de Sthiago, do curso de Engenharia de Telecomunicações do Câmpus São José, estão atualmente na Finlândia pelo Programa de Intercâmbio Nacional e Internacional para Estudantes do IFSC (Propicie).

No final de novembro, dois gestores da Häme University of Applied Sciences (HAMK), Jussi Horelli e Antti Aimo, estiveram na Reitoria do IFSC para conhecer a estrutura da instituição. De acordo com o coordenador de Assuntos Internacionais do IFSC, Júlio Cezar Bragaglia, além de receber alunos brasileiros, a instituição finlandesa quer enviar alunos para estudarem no IFSC.

Tags: , , ,