Alunos de Agroecologia promovem evento técnico em Projeto Integrador

11. dezembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Eventos, Matérias

noite agroecolgicaO sucesso da 2ª Noite Agroecológica do Câmpus Canoinhas, na última segunda-feira (7), foi um marco importante para os alunos do 3º módulo do curso técnico em Agroecologia, responsáveis pela organização do evento. Durante a noite, foram realizadas quatro palestras técnicas que abordaram os temas turismo e educação, sistemas agroflorestais, sementes crioulas e agrotóxicos.

Sob orientação dos professores do curso e usando conhecimentos adquiridos nos módulos anteriores, o ciclo de palestras foi o desafio do Projeto Integrador (PI) deste semestre. Como organizadores, os alunos tiveram que planejar e executar todo o evento: escolha dos temas e dos palestrantes, divulgação do evento, organização do local e suporte aos palestrantes.

Conforme avaliação do professor Jefferson Schick, o evento foi positivo, pois desenvolveu a capacidade dos alunos em trabalhar em equipe e permitiu maior integração dos alunos com pesquisadores, profissionais, produtores rurais e comunidade em geral. “O evento ainda possibilitou aos alunos a experiência na realização de eventos, que é uma das atribuições do técnico após formado”, explicou.

Com base nesta experiência, o próximo desafio dos alunos, no 4º módulo, será organizar palestras relacionadas ao curso de Agroecologia, junto às escolas e comunidades da região.

A programação da 2ª Noite Agroecológica contou com quatro palestras:

Turismo e Educação: Potencialidade e Contribuição para o Desenvolvimento Regional
Marcelo Tocarski – administrador e turismólogo

Sistemas Agroflorestais (SAF’S)
Mariane Murakami – engenheira florestal

Sementes Crioulas
Tairí Felipe Zambenedetti – Movimento de Pequenos Agricultores de São Miguel do Oeste (MPA)

Agrotóxicos

Tags: