Autoavaliação institucional pode ser respondida até 15 de dezembro

11. dezembro 2015 | Escrito por | Categoria: Matérias

Para ampliar a participação de servidores e alunos, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) decidiu prorrogar até as 23h59 do dia 15 de dezembro o prazo para preenchimento da autoavaliação institucional do IFSC.

Todos os servidores podem participar, além de alunos dos cursos Proeja técnico, técnicos e os cursos superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas. Apenas alunos do Pronatec não participam. Os formulários estão disponíveis na Página da CPA. Em caso de problemas no acesso, recomenda-se: a) atualizar a senha de acesso; b) utilizar o navegador Firefox.

A autoavaliação institucional é realizada anualmente. Consiste em um processo orientado para o desenvolvimento do IFSC em vários aspectos, como ações de ensino, pesquisa e extensão, infraestrutura e condições de trabalho dos servidores.

O processo é sigiloso e anônimo. É realizado por meio da ferramenta LimeSurvey, um software livre, tradicionalmente utilizado em outros processos de consulta à comunidade acadêmica do IFSC.

Em 2014, a participação foi de 5.565 respondentes. A meta é que em 2015 pelo menos 6 mil pessoas participem da avaliação.

No questionário, são abordadas 10 dimensões, inseridas em cinco eixos: missão e desenvolvimento institucional; políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão; responsabilidade social; comunicação com a sociedade; políticas de pessoal, organização e gestão; infraestrutura física; planejamento e avaliação; políticas de atendimento ao estudante, e sustentabilidade financeira.

As CPAs Locais, nos câmpus e na Reitoria, são as responsáveis pela mobilização, execução e acompanhamento do processo de autoavaliação institucional em suas unidades. Qualquer dúvida sobre como participar da autoavaliação, basta entrar em contato com a sua CPA Local.

Clique no formulário correspondente ao seu segmento e contribua para a construção de um IFSC cada vez melhor:

Formulário para docente
Formulário para discente
Formulário para técnicos administrativos

Conheça a CPA:

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é um órgão autônomo e responsável pela condução do processo de avaliação institucional. Criado por determinação do Art.11 da Lei Nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, a CPA do IFSC tem como premissa elaborar e executar o projeto de autoavaliação anual do IFSC, encaminhar pareceres para tomadas de decisões, acompanhar avaliações externas como a do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), sensibilizar a comunidade sobre o processo de avaliação institucional, socializar seu conhecimento, acompanhar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), elaborar relatórios, entre outras atividades.

Tags: ,