Câmpus Florianópolis marca presença na XIII Jornada Espacial da Agência Espacial Brasileira

14. dezembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Eventos, Matérias

agenciaespacialLucas Camargo da Silva, estudante da 6ª fase do curso técnico em Eletrônica do Câmpus Florianópolis, participou entre 30 de novembro a 4 de dezembro da XIII Jornada Espacial promovida pela Agência Espacial Brasileira (AEB). O professor de Física Marcos Neves, coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica no Câmpus Florianópolis, também participou do evento, em São Paulo.

A Jornada Espacial faz parte do programa AEB-escola que atua nas escolas de ensino fundamental e médio de todo o país, cujo principal objetivo é despertar nos alunos o interesse pelas ciências e tecnologias espaciais, bem como identificar talentos e incentivar a vocação de futuros pesquisadores para o Programa Nacional de Atividades Espaciais do Brasil.

Lucas Camargo da Silva foi selecionado devido ao excelente desempenho que obteve na XVIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) realizada em maio deste ano. O professor Marcos Neves participou de uma programação paralela destinada aos professores acompanhantes dos alunos e responsáveis pela organização da OBA nas escolas. Lucas contou, para participar do evento, com os recursos financeiros do edital de participação em eventos do IFSC.

A maioria das atividades prevista na programação foram realizadas nas dependências do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em São José dos Campos/SP. Duas visitas técnicas foram realizadas durante a XIII Jornada Espacial; a primeira ao Laboratório de Integração e Testes (LIT) do INPE, onde são realizados todos os testes finais dos Satélites brasileiros antes de embarcarem nos Veículos Lançadores de Satélites (VLS). A segunda visita foi realizada no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) no ITA.

A programação abordou temas como veículos suborbitais e lançadores de satélites; Sistema de Posicionamento Global – GPS; sensoriamento remoto através de imagens de satélites; satélites de comunicação em órbitas geoestacionárias e clima espacial, que trata do monitoramento das atividades solares e suas consequências nos sistemas eletrônicos dos satélites.

Tags: ,