Experiência do Câmpus Palhoça Bilíngue é destaque no Sict-Sul

14. dezembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Palhoça Bilíngue, Eventos, Matérias

O artigo “Expressão estética e subjetividade em filmes surdos: um estudo de caso”, dos professores Saionara Figueiredo Santos, Fabiana Bubniak, Bruno Panerai Velloso, Laíse Moraes e Douglas Kaminski, todos do Câmpus Palhoça Bilíngue, recebeu a menção de destaque na sessão temática Educação e Ensino do 4º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense (Sict-Sul), realizado em Sombrio, no Sul do Estado, em 11 e 12 de novembro de 2015, organizado pelo Câmpus Santa Rosa do Sul do Instituto Federal Catarinense.

projetocinemasurdopalhocaO trabalho aborda um estudo de caso realizado com dois surdos e dois ouvintes que participaram do Cineclube Surdo, um projeto de extensão apoiado pelo edital interno Aproex 01/2015, sendo coordenado pela professora de produção audiovisual, Fabiana Bubniak, com a participação da aluna bolsista Emilene Balbino Barbosa. A ideia foi apresentar aos servidores e alunos do Câmpus Palhoça Bilíngue e à comunidade da Grande Florianópolis produções cinematográficas que usassem a língua de sinais, ou que fossem realizadas por surdos, ou, ainda, que representassem a cultura surda.

O projeto teve como objetivo colocar em discussão produções audiovisuais para melhor entender de que forma os surdos se apropriam da linguagem cinematográfica e utilizam sua propensão à visualidade para representar sua cultura por meio do cinema. Os resultados apontaram que tanto surdos quanto ouvintes desconhecem as produções feitas pela comunidade surda no que diz respeito à linguagem cinematográfica.

Além disso, a professora de Tradução e Interpretação de Libras, Saionara Figueiredo Santos, evidencia que “o sujeito surdo ainda não tem uma voz presente na mídia, principalmente no contexto da direção de filmes. Já nas obras em que existem personagens surdos, nem todos retratam a cultura surda de maneira fiel, colaborando para ratificar a posição de vitimização em que os personagens surdos se encontram no cinema”.

Saionara destaca ainda a importância de eventos dessa natureza, que são uma maneira de estabelecer contatos e mostrar o trabalho voltado à educação de surdos que vem sendo desenvolvido no Câmpus Palhoça Bilíngue. O trabalho foi o único do simpósio a tratar da temática educação de surdos.