Aprovados no Propicie recebem orientações para organizar viagem

16. dezembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Chapecó, Câmpus Florianópolis, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Joinville, Matérias

reuniao_propicie_1Os 15 alunos de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação aprovados no Programa de Intercâmbio Internacional para Estudantes do IFSC (Propicie) participaram nesta terça-feira (15) de reunião por videoconferência na qual receberam as orientações para organizar as viagens. A relação com os alunos selecionados foi divulgada na última segunda-feira (14).

O pró-reitor de Extensão e Relações Externas do IFSC, Golberi de Salvador Ferreira, esclareceu que o Propicie é um programa que dá ao estudante a oportunidade de participar de projetos de pesquisa em instituições parceiras no exterior. “Nós não mandamos os alunos para cursar disciplinas fora porque ofertar disciplinas nós já fazemos aqui, e muito bem. A ideia do Propicie é oportunizar aos nossos alunos a vivência da pesquisa, em instituições de ponta”, explicou.

Cada aluno será responsável por definir a data de sua viagem e por tomar todas as providências relativas a compra de passagens, emissão de passaporte e obtenção do visto e do seguro saúde obrigatório (para o caso dos países europeus). Eles também devem entrar em contato por e-mail com os orientadores do projeto nas instituições estrangeiras, para combinar o período de estudo e solicitar envio de carta de aceite, que será utilizada para comprovação de vínculo. Também por esse contato, os alunos devem pedir orientações sobre moradia estudantil em cada país.

O pagamento da primeira parcela do auxílio financeiro concedido pelo IFSC deve ocorrer em meados de janeiro, de acordo com o chefe do Departamento de Inovação e Assuntos Internacionais, Luiz Carlson. Os alunos dos cursos técnicos receberão três parcelas de 700 euros, mais 1 mil euros para aquisição das passagens. Já os estudantes dos cursos de graduação e pós graduação receberão cinco parcelas mensais de 700 euros. No retorno da viagem, os intercambistas têm prazo de um mês para encaminhar relatório das atividades desenvolvidas.

Foram contemplados pelo edital oito alunos de cursos técnicos, que vão fazer intercâmbio em instituições de Portugal e da Argentina; seis de cursos de graduação, que vão para a Finlândia, Portugal, Alemanha e Espanha; e um de pós-graduação, que partirá em intercâmbio para a Nova Zelândia. Os alunos são dos câmpus Florianópolis (na foto, com servidores da Reitoria), Garopaba, Chapecó, Gaspar e Joinville.

Tags: