Câmpus Criciúma elege nova diretoria do grêmio estudantil

12. fevereiro 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Matérias

02_12_2016_eleicao_gremio 030Esta sexta-feira (12) é dia de eleição no Câmpus Criciúma. Momento em que os alunos irão escolher a chapa que irá coordenar o grêmio estudantil em 2016. Nesta edição, duas chapas concorrem ao cargo: a Alpha e a RPM. As eleições são realizadas até às 20h no auditório e para votar é preciso apresentar a carteira de estudante.

Além de mobilizar os estudantes que compõem as chapas, as eleições movimentam todo o câmpus. Os líderes de turmas foram convidados a participar da Comissão Eleitoral e têm atuado como mesários. “Eu nunca tinha sido mesária e eu vejo que é uma responsabilidade muito grande, mas estou gostando, quero até me inscrever para atuar como mesária nas próximas eleições para prefeito”, afirma a aluna Edynara Roldao.

Assim como os mesários, os fiscais de cada uma das chapas também trabalham pesado. As fiscais Emilly Zapelini e Mickaella Elizeu da chapa Alpha e Gabriel Pizzeti da RPM passaram boa parte da manhã na porta do local de votação. “Eu gosto de me envolver com política e estou gostando de participar das eleições do grêmio. Tenho 16 anos, já fiz meu título de eleitor e votarei nas próximas eleições”, afirma Gabriel.

02_12_2016_eleicao_gremio 022Nesta eleição foram realizados dois debates entre as chapas, aos moldes dos que foram feitos nas eleições para diretor-geral e reitor do IFSC. “Foi muito bom ter duas chapas porque isso fez com que fosse importante a realização dos debates. Eu vejo que as duas  têm propostas legais e acho importante que quem vencer não deixe de colocar em prática as propostas da outra chapa”, afirma a aluna Patrícia Gloaglotto.

Um dos diferenciais dessa eleição é que ela tem aproximado também alunos de diferentes cursos e fases. “Eu estou terminando o curso e através do grêmio tenho agora muito mais contato com os alunos que acabaram de entrar no IFSC do que eu tinha antes”, explica Mickaella.

02_12_2016_eleicao_gremio 011Integrantes da Assembleia Nacional dos Estudantes – Lires (Anel) e dos diretórios acadêmicos da Unesc também acompanharam as eleições. “Nós temos percebido que as ocupações nas escolas em São Paulo têm estimulado muitos alunos a participarem do movimento estudantil e isso é muito bom”, explica Fanny Spina, da executiva nacional da Anel.

Gabriel Angelo, do Centro Acadêmico de Geografia da Unesc, explica que ainda são poucas as escolas que têm grêmios estudantis em Criciúma e que é muito importante incentivar a criação deles. “ Além do IFSC, há duas escolas estaduais que estão trabalhando para retomar as atividades dos grêmios estudantis. É importante que esses grêmios possam se reunir e quem sabe formar até coletivos”.

Tags: ,