IFSC comemora cinco anos do Câmpus Canoinhas

18. fevereiro 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Matérias

aniversario-canoinhas18 de fevereiro de 2011. Há cinco anos, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) inaugurou a estrutura física de seu câmpus em Canoinhas com o objetivo de atender aos anseios da comunidade, que se uniu para lutar por uma instituição de ensino pública e de qualidade e que oferecesse cursos profissionalizantes, técnicos e superiores com foco nas necessidades e potenciais da região do Planalto Norte. A instalação do Câmpus Canoinhas fez parte do plano de expansão da rede federal de educação profissional, promovido pelo Governo Federal, e do projeto de interiorização do IFSC.

aniversario-canoinhas2A comemoração do quinto aniversário aconteceu na última quinta-feira (11), junto com a solenidade oficial de posse da nova gestão do Câmpus Canoinhas, eleita para o período 2016-2019, e que contou com a presença de alunos, servidores do IFSC, representantes da comunidade e autoridades locais e regionais.

“Com transparência nas ações e valorização das pessoas, buscamos uma consolidação estruturada do nosso Câmpus, através de uma educação inclusiva e igual para todos”, afirmou a diretora-geral do Câmpus, Maria Bertília Oss Giacomelli. De acordo com a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, a consolidação do Câmpus Canoinhas comprova o sucesso da interiorização. “Com a expansão da rede federal, estamos oportunizando a qualificação profissional gratuita e de qualidade nas cidades do interior”, destacou a reitora.

Histórico

O Câmpus Canoinhas foi inaugurado oficialmente em Brasília, no dia 29 de novembro de 2010, e entregue à comunidade no dia 18 de fevereiro de 2011. Mas, é importante lembrar que o trabalho começou muitos anos antes, com o envolvimento de toda sociedade na luta pela implantação de uma instituição pública de ensino que atendesse aos anseios de Canoinhas e demais municípios da região.

A audiência pública para definição das áreas demandantes por cursos técnicos foi realizada ainda em 13 de novembro de 2007, com a participação dos órgãos públicos, iniciativa privada e sociedade civil organizada. Neste mesmo ano, o IFSC apresentou o projeto arquitetônico do Câmpus, com 5.620 metros quadrados de área construída. Em 7 de julho de 2008, a Prefeitura fez a entrega da escritura do terreno, o que possibilitou a finalização dos projetos e o andamento do processo licitatório.

As obras tiveram início em 2009 e, durante todo processo, o IFSC continuou contando com o apoio da comunidade, tanto que a drenagem do terreno foi realizada por empresas da região. Além disto, parcerias e doações garantiram equipamentos para os laboratórios.

aniversario-canoinhas4Com a entrega da obra à comunidade, os esforços voltaram-se para os cursos. Logo no primeiro semestre de 2011, tiveram início os cursos técnicos em Agroecologia, Agroindústria e Edificações. O curso de Informática começou no ano seguinte, no segundo semestre. Paralelamente, aconteciam os cursos FIC, de curta duração. Nesta modalidade, o primeiro curso ofertado foi o de Gestão da Propriedade Rural Auxiliada pela Informática, pelo Proeja/FIC, que proporcionou a primeira formatura do Câmpus, em 12 de dezembro de 2011.

No ano passado, o Câmpus Canoinhas deu início ao seu primeiro curso superior de tecnologia em Alimentos. Neste ano, começam o segundo curso superior, de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e o curso de especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável. Outra novidade de 2016 é a implantação dos cursos técnicos integrados em Alimentos e Edificações, onde os alunos vão cursar a parte técnica e o ensino médio no próprio IFSC.

“Com certeza mudaremos a vida de muitas pessoas para melhor. Portanto, mais que educação, proporcionamos desenvolvimento”, garantiu a diretora Maria Bertília.

Tags: