Alunos do Câmpus Geraldo Werninghaus visitam Fábrica de Fios e Metalúrgico II da WEG

19. fevereiro 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Matérias

visita_weg_160216_4Um grupo de oito estudantes do quarto módulo do curso de Tecnologia em Fabricação Mecânica, acompanhados por servidores do Câmpus Geraldo Werninghaus, participaram, na noite da última terça-feira, dia 16, de visita técnica aos setores de Trefilação e Metalúrgico II da empresa WEG, em Jaraguá do Sul. A visita permitiu que os alunos reconhecessem in loco os processos estudados em sala de aula.

A visita foi iniciada no setor de Trefilação (Fábrica de Fios), onde os alunos puderam conhecer toda a linha de produção, desde a seleção da matéria-prima dos fios-máquina de cobre ou de alumínio, até obtenção dos produtos finais, que compreendem fios elétricos com diversos diâmetros e cores dos revestimentos, necessários para as aplicações específicas nos motores elétricos fabricados pela empresa. Todos foram acompanhados pelo colaborador, Jacir Bordin, que transmitiu aspectos técnicos das linhas de produção do setor. Alguns destes conhecimentos foram logo lembrados pelos alunos, pois já haviam sido apresentados e discutidos em sala de aula.

A visita ao setor Fundição de Ferro Fundido (Metalúrgico II) aconteceu na segunda parte da programação, quando o grupo foi acompanhado pelo colaborador técnico Alcione Ouriques Onofre. Da mesma forma, o setor foi devidamente apresentado com explicações sobre aspectos técnicos desta linha de produção. Frequentemente são produzidos componentes e carcaças de motores em ferro fundido cinzento; exceto para encomendas vantajosas, outros componentes podem ser fabricados em ferro fundido nodular.

O professor da disciplina de Processos de Conformação e Fundição, Jean Pimenta, foi quem solicitou a visita e explica que a atividade de extensão é uma valorosa prática pedagógica. “Possibilita contato direto com alguns processos de conformação muito aplicados na indústria e também com pessoas que já são profissionais destas áreas”, explica. A atividade de extensão possibilitou, ainda, que os alunos conhecessem na prática os processos de fabricação de uma grande indústria local, inserida na mesma macrorregião onde o campus está sediado.

“Esta ação de extensão com alunos valorizou bastante a relação ensino-aprendizagem da turma, possibilitando um contato estreito com algumas situações ocorridas no cotidiano dos setores de Trefilação e de Fundição de Ferros Fundidos. Desta forma, tal atividade foi uma importante ocasião para a aplicação e verificação de conhecimentos adquiridos em sala de aula no decorrer do semestre letivo”, avalia Pimenta.